Chegada do Inverno exige cuidados extras em hortas

Cobertura com filme especial ajuda a proteger as plantas e evitar perdas

08/06/2022 às 09:00 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Inverno deste ano começa no dia 21 de junho e vai até 22 de setembro no Brasil e em todo o Hemisfério Sul - período caracterizado por escasses de chuvas, com risco de geadas e temperaturas muito baixas, principalmente em estados do Sul brasileiro. Para produtores de hortaliças, frutas, legumes e flores, a próxima estação exige cuidados especiais porque as mudanças climáticas podem causar a queima de folhas ou desidratação de plantas. Ou seja,causam grandes prejuízos.

Veja dicas de Mateus Cruz, engenheiro agrônomo e representante de vendas do Grupo Nortène em Minas Gerais e Goiás.

Em situação de frio e pouca luz, todos os cultivos sofrem, principalmente as leguminosas, folhosas e alguns tipos de legumes, que tem o ciclo muito curto, entre um e três meses.  Para esses tipos de cultura que são semeadas durante todo o ano, inclusive na época de frio, é que os filmes que envolvem as estufas tornam-se fundamentais. Os filmes têm importantes atribuições.

“Uma delas é que ele faz o microclima, não importa a estação do ano, mas como nós estamos falando de inverno, vai manter a temperatura interna ideal, até em geadas, para garantir a maior produtividade possível e a entrada de luz de maneira satisfatória”, diz o especialista.

Neste período as plantas precisam de luz e a disponibilidade é menor ao longo do dia. “O importante é a entrada da luz e nós temos filmes com alta transmissibilidade de luz e também de difusão, ou seja, espalhamento dela, para que a planta consiga absorver o máximo possível”, explica o engenheiro agrônomo. Por exemplo, ao sol do meio dia, os raios só incidem na parte superior das plantas, podendo até queimá-la se o filme utilizado não for bloqueador de UV.

“Utilizando um filme que faça melhor essa difusão, o cultivo conseguirá absorver mais luz e com maior superfície. Unindo com adubação e água, a produção será maior”, complementa.

Foto de capa: Divulgação/Nortene


Últimas Notícias