Área de soja em MT cresce quase 10% na safra deste ano

Estudo também verificou a ampliação da produtividade do grão

08/06/2022 às 05:10 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) consolidou a área de soja para a safra 2021/2022 em Mato Grosso. Por meio de sensoriamento remoto, as informações foram validadas e os resultados apontaram um incremento significativo de 5,13% em comparação ao relatório anterior para a área final da oleaginosa no estado, atingindo a marca de 11,48 milhões de hectares. Em relação à safra passada, o índice é 9,66% maior.

A valorização do preço da soja no mercado e a demanda aquecida incentivou os produtores de Mato Grosso a destinar uma maior área para a temporada. Entre as regiões do estado destaca-se a norte e noroeste que apresentaram os maiores incrementos ante a safra anterior. Essas localidades têm como característica a pecuária, no entanto, a maior competitividade da soja favoreceu a conversão de pastagem em agricultura. Este movimento tem sido observado desde a safra anterior e nesta temporada a expansão continuou ganhando força nas regiões.

Ainda segundo o Imea, em relação aos rendimentos, a produtividade no estado foi consolidada em 59,33 sc/ha, acréscimo de 3,33% ante a safra passada. De modo geral, o ciclo 2021/2022 foi marcado pelo adiantamento na semeadura e o desenvolvimento das lavouras dentro do esperado na maior parte das regiões produtoras em Mato Grosso. Por outro lado, o excesso de chuvas no período da colheita, os registros de tombamento de plantas, anomalias nas vagens e atrasos nas entregas de dessecantes, aumentaram o percentual de grãos avariados em algumas regiões de Mato Grosso.

Por fim, com o reajuste da área de soja neste relatório e a manutenção da produtividade já firmada no estado, a produção de soja ficou consolidada em 40,85 milhões de toneladas na safra 2021/2022, alta de 13,32% ante a safra passada, caracterizando a maior safra da série histórica do estado.

Com informações do Imea

Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias