Fiscais apreendem produtos de uso proibido no Brasil

Insumos foram localizados por agentes da defesa sanitária animal do Paraná

07/06/2022 às 09:15 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e agentes da Polícia Federal, Ibama, do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e de secretarias de segurança de vários estados participam de uma operação para combater crimes nas fronteiras com países vizinhos ao Brasil - a Operação Ágata.
 
Nesta semana, fiscais da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) do Paraná apreenderam cerca de mil litros de agrotóxicos estrangeiros, com utilização proibida no Brasil, além de porções de agrotóxicos sem cadastros nos órgãos de defesa agropecuária dos estados.
 
Segundo a agência, os agrotóxicos apreendidos possuem alto risco ambiental e toxicidade ao ser humano. A pena para o contrabando dos produtos é de reclusão de dois a quatro anos, conforme legislação federal.

AÇÕES

Além dos agrotóxicos, os fiscais agropecuários da Adapar estão intensificando a fiscalização ao transporte de fertilizantes, buscando apurar adulterações. Também há reforço na fiscalização à pirataria de sementes, fiscalização de guia de trânsito animal ou sem origem comprovadamente conhecida e cadastro de rebanhos.
 


Últimas Notícias