Preços do óleo e grão de soja valorizam, indica o Cepea

Cotações do grão também foram impulsionadas no Brasil e Estados Unidos

07/06/2022 às 05:09 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A demanda mundial por óleo de soja impulsionou as cotações no Brasil e Estados Unidos a patamares recordes, conforme o levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), divulgado na última segunda-feira (6). 

O óleo de soja, bruto degomado, negociado em São Paulo (SP) (com 12% de ICMS) teve média de R$ 9.693,25/tonelada em maio, 5,3% superior à de abril  recorde real (IGP-DI, de abril/22).

O avanço do preço doméstico foi limitado pela menor demanda do setor de biodiesel. Além disso, indústrias alimentícias vêm relatando dificuldades em repassar as novas valorizações do óleo de soja ao consumidor. 

Em relação ao valor da soja em grão, o aumento no preço do óleo elevou a procura da indústria pela oleaginosa, o que impulsionou as cotações da matéria-prima. A valorização do dólar frente ao Real, de 4,1% de abril para maio, também elevou os preços da soja. Na comparação mensal, o Indicador Esalq/BM&FBovespa – Paranaguá (PR) avançou 3,8%, e o Indicador Cepea/Esalq – Paraná, 3,7%.

Com informações do Cepea 

Foto capa Pixabay 
 


Últimas Notícias