Petrobras aumenta o preço médio da querosene de aviação

Anúncio foi realizado na quinta-feira, mas valor está em vigor desde a última quarta 

03/06/2022 às 14:31 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Petrobras elevou em 11,4% o preço médio da querosene de aviação. O anúncio foi realizado na última quinta-feira (2), mas o aumento está valendo desde o dia 1º de junho. “A Petrobras esclarece que os preços de venda de querosene de aviação (QAV) às companhias distribuidoras são ajustados mensalmente, sendo definidos através de fórmula contratual negociada pelas empresas. Essa prática é adotada há aproximadamente 20 anos, desde o primeiro contrato comercial entre Petrobras e distribuidoras. Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, afirmou a estatal.

O combustível é utilizado por aviões de grande porte e sua elevação deverá impactar no valor final das passagens aéreas, que vinham sendo vendidas em um patamar alto desde o início deste ano, principalmente depois do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

A Petrobras destacou que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as empresas distribuidoras. Estas transportam e comercializam o produto para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

Com informações da Agência Brasil e Petrobras 

Foto capa Rovena Rosa/Agência Brasil


Últimas Notícias