Evento movimenta cadeia da carne pantaneira sustentável

Modalidade de produção tem crescido nos últimos anos, conforme aponta estudo

04/06/2022 às 07:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Entre os dias 26 e 28 de maio, o Festival da Carne de Mato Grosso do Sul, realizado durante o 16º Festival América do Sul, em Corumbá, registrou o consumo de 500 quilos de carne bovina sustentável e orgânica, produzidas na região do Pantanal.

A carne é um dos principais produtos econômicos do estado, e a ligação dessa cadeia produtiva com um sistema sustentável de criação favorece os produtores e o bioma pantaneiro.

O Sebrae/MS, por meio do programa “Pró Pantanal”, atua para incentivar a produção e a comercialização da carne sustentável e orgânica na região pantaneira. Dentre as iniciativas programadas para projetar essas ações para a comunidade está o festival da carne, cuja proteína foi fornecida exclusivamente por negócios que atuam no bioma.

A coordenadora estadual do Pró Pantanal, Isabella Fernandes, explica que o eixo de atuação no agronegócio do programa visa fortalecer a cadeia do setor, inclusive por meio de eventos, como o Festival da Carne de Mato Grosso do Sul. “A carne e o churrasco sul-mato-grossenses são patrimônios culturais do nosso Estado. Fomentar produtos e reunir os setores relacionados a essa cadeia é também fortalecer nossa cultura pantaneira”, afirma.

No trabalho de incentivo e promoção da carne sustentável e orgânica na região do Pantanal, a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) também tem um papel fundamental de apoiar e fomentar estudos com o intuito de  ampliar a oferta desse produto que está alinhado a uma preocupação com o meio ambiente.

O valor agregado da carne pantaneira está alicerçado em fatores culturais e é reafirmado pelas condições históricas que existem em torno da produção do gado, levando-se em consideração que é preciso pastagem natural e necessidade de preservação ambiental para garantir a qualidade das forrageiras nativas.

Há mais de 200 anos existe a criação extensiva de bovinos na maior área alagável do mundo com a utilização racional de recursos naturais e adequação aos ciclos que o Pantanal impõe aos criadores.

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Pantanal e a Embrapa Gado de Corte, com apoio da ABPO, divulgada no mês passado, mostra que a quantidade de animais e de carne produzida em sistemas orgânicos entre 2013 e 2016, alcançou aumento de 200% entre os anos de 2013 a 2016.

Ainda de acordo com o levantamento, de junho de 2020 a maio de 2021, também foi registrado o crescimento dos abates mensais com certificação de carne sustentável. Os criadores que aderem a todos os protocolos de criação obtêm 50% de isenção do ICMS - sistema sustentável -, e 67% de isenção do ICMS - sistema orgânico.

Esse crescimento identificado tem espaço para ser maior porque há avaliação que o mercado consumidor tem interesse na oferta desse produto de valor agregado. Por parte da produção, todas as regiões do Pantanal têm vocação para a criação de animais a partir dessas boas práticas.

Programa

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, iniciativa do Sebrae, está apoiando atividades econômicas no eixo do agronegócio com o incentivo para ampliação da produção da carne sustentável e orgânica. O programa também possui eixos de atuação no turismo e na economia criativa e conta com o apoio da UFMS, FAEMS, Imasul e Semagro.

Com informações e fotos do Sebrae/MS


Últimas Notícias