Prazo para declarar vacinação contra aftosa termina em  junho

Criadores que não realizarem o procedimento poderão ser multados

03/06/2022 às 11:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Após o encerramento da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa, que ocorreu entre os dias 1º e 31 de maio, agora os produtores devem realizar a declaração do procedimento ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

O procedimento pode ser feito de forma online ou presencial, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual, e o prazo varia de acordo com cada estado que compõe o Bloco 4, definido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Em São Paulo e Goiás, por exemplo, a data limite para a declaração é 7 de junho. Já no Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins os produtores têm até o dia 10 de junho para enviar as informações ao órgão correspondente. Na Bahia o prazo termina no dia 15 deste mês.

Em Mato Grosso do Sul há duas datas diferentes. Para criadores da região do Planalto, o registro de vacinação deve ser feito também até o dia 15, e os produtores do Pantanal terão até 30 de junho.

O criador que deixar de vacinar ou comunicar a vacinação estará sujeito a multas cujos valores podem variar de acordo com cada região.

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias