Eldorado divulga relatório de sustentabilidade de 2021

Empresa destaca geração própria de energia e retenção de talentos, com 5,3 mil colaboradores

05/06/2022 às 07:03 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A empresa Eldorado Brasil divulgou um relatório de sustentabilidade ambiental com ações de 2021 e investimentos da companhia em Mato Grosso do Sul. O documento destaca, por exemplo, a geração própria de 96% da energia elétrica por meio da queima de resíduos de eucalipto na fábrica de celulose de Três Lagoas.

O plantio de florestas de eucalipto para transformação em celulose faz parte de investimentos de agronegócio associado à conservação do meio ambiente, segundo a companhia.

Ao mesmo tempo, o relatório destaca investimentos em tecnologia, fitossanidade e combate a incên­dios florestais - fatores que permitiram, inclusive, a produção de 1,77 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto em 2021, com ampliação de 18% da capacidade nominal da fábrica, de 1,5 milhão de toneladas. 

“A eficiência operacional da companhia, medida por meio do máximo ritmo sustentável sobre a média de produção, ficou em 93,6% em 2021, maior desde a partida da fábrica. Parte desse aumento provém do uso de modernas tec­nologias que automatizam os processos da fábrica, com a indústria 4.0 e da Inteligência Artificial”, afirma a Eldorado.

A companhia controla mais de 116 mil hectares de áreas de conservação ambiental, equivalente a 30% do total de suas áreas de atuação, e registra no relatório a recuperação de 25 a 32% de áreas degradadas antes do cultivo de eucalipto.

"É uma satisfação mostrar aos nossos colaboradores, fornecedores, clientes e ao conjunto da sociedade como implementamos, na prática, esses valores, que estão completamente alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas, de que somos signatários”, disse Carmine De Siervi Neto, presidente da Eldorado, por meio da assessoria de imprensa.

Resíduos

Outro ponto abordado pelo relatório da Eldorado diz respeito aos resíduos sólidos e a prevenção de impactos ambientais, como o uso de produtos químicos com embalagens de menor impacto ambiental e investimentos em reciclagem, destacados em programas de edu­cação ambiental, treinamento para lideranças e colaboradores.

Relações humanas

O relatório destaca “investimento na criação de um ambiente de trabalho produtivo e apoiado por uma cultura que valoriza o desenvolvimento e o bem-estar das pes­soas”, com registro de 43,2 mil horas de treinamento com participação de 78,3% dos 5.366 trabalhadores efetivos em 2021. Só no ano passado houve a contratação de 1.645 novos colaboradores.

Benefícios

A Eldorado destaca que mantém “políticas e benefícios como forma de retenção de talentos”, como planos de saúde e odontológico, vale-alimentação, convênios com farmácias locais, previdência privada e remuneração variável, além de investimentos relacionados às melhores condições de trabalho e maior produtividade.

Energia

A termelétrica Onça Pintada, instalada na planta de Três Lagoas, entrou em operação em abril de 2021 com capacidade instalada de 50 megawatts (MW) - suficiente para abastecer uma cidade com 700 mil habitantes. Tocos, raízes de eucalip­to e madeira contaminada por pragas ou doenças; restos de  incêndios, mortas ou quebradas por ventos são o combustível da usina. 

No ano passado, a termelétrica produziu 240.988 mil MWh, obtendo receita de R$ 76 milhões. 


Últimas Notícias