Agro puxa resultado das exportações no 1º trimestre

Vendas externas de soja e carne bovina contribuíram para o resultado, segundo o IBGE

03/06/2022 às 09:09 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A agropecuária puxou as exportações brasileiras no primeiro trimestre do ano, segundo dados divulgados, nesta quinta-feira (2), pelo IBGE, apesar do setor registrar queda de 0,9% em seu ritmo de crescimento, na comparação direta com o último trimestre de 2021.

O aumento das vendas externas de soja e de carne bovina contribuiu para o resultado do setor agro, no período, com alta de 8,1% na comparação com o primeiro trimestre de 2021 e de 5% sobre os três últimos meses do ano passado.

A explicação, segundo o IBGE, está nas oscilações climáticas do ano passado, que interferiram diretamente nas exportações de soja. Segundo o instituto, as condições do tempo, neste ano, permitiram o melhor aproveitamento da época de vendas.

Os fatores climáticos foram a seca que atingiu a região Sul do País no Verão passado, com perdas de 75 a 100% das plantações no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Também segundo, produtores direcionaram a maior fatia da produção para a exportação - mesmo ocorreu com a carne bovina. 

O resultado do PIB brasileiro, no primeiro trimestre, foi de crescimento de 1%, no nono melhor balanço entre 32 países que divulgaram dados, nesta semana.
 


Últimas Notícias