Venda de sêmen bovino atinge 4,85 milhões de doses no 1º tri

Comercializações voltadas ao mercado externo registraram saldo positivo em relação a 2021

03/06/2022 às 09:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um estudo divulgado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em parceria com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial, mostra que o mercado brasileiro de reprodução animal vendeu 4,85 milhões de doses de sêmen durante o primeiro trimestre de 2022.

Segundo o relatório, entre janeiro e março deste ano, 95% das doses de sêmen tiveram como destino o mercado interno. Também foi observado um crescimento na demanda internacional pela genética do Brasil, com o embarque de 230 mil doses em 2022, contra 150 mil no mesmo período do ano anterior, avanço que corresponde a 53%.

Os envios externos de doses de sêmen de raças leiteiras também se destacam, tendo em vista que cresceram expressivos 75% de janeiro a março deste ano frente ao mesmo período do ano passado e representaram 63% do total embarcado pelo Brasil.

No Brasil, as vendas de doses por meio da modalidade Prestação de Serviços - que representa o contrato de coleta e industrialização de doses de sêmen de um touro de posse de um produtor rural, que irá utilizar as doses coletadas para a inseminação de seu rebanho próprio -, avançou 8% nas vendas de doses no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, essa modalidade é muito voltada ao mercado de raças de corte, que, por sua vez, somaram 97% do total de doses entregues.

Agentes do setor seguem na expectativa de saldos ainda mais positivos no segundo trimestre de 2022. A aquecida demanda externa pela carne brasileira deve manter firme a busca por sêmen, bem como o crescente interesse pela genética nacional.

Com informações do Cepea

Fotos: Genética BR


Últimas Notícias