Oferta de batata aumenta e cotações reduzem em maio

Apesar da queda, preços fecharam o mês em patamares elevados

02/06/2022 às 16:15 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Dados divulgadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostram que os preços da batata lavada tipo ágata caíram 19,6%  no mês de maio em comparação aos valores de abril, sendo vendida a R$ 74,18 a saca de 25 kg (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do país.

Mesmo com a safra das águas encerrando e a das secas ainda em fase inicial, segundo o relatório, houve um pequeno aumento de oferta e, como os preços estavam em patamares muito elevados, o tubérculo se desvalorizou, mas apesar disso permaneceu com valores altos. Outro ponto importante destacado pelo Cepea é que a demanda foi favorecida pela Semana Santa em abril.

No que diz respeito à oferta no mês passado, a região do Cerrado Mineiro está com volume acima do habitual para a época em razão do atraso nos plantios de janeiro e fevereiro que acabou concentrando a oferta entre abril e maio. A extensão da Chapada Diamantina, que produz o ano todo, também aumentou consideravelmente a oferta no mês anterior.

Outro fator refere-se ao maior volume de chuva verificado em abril, que atrasou a colheita no período e resultou em mais áreas a serem colhidas em maio. Para junho, a expectativa é de maior oferta de batatas da safra das secas.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias