‘ExpoQueijo Brasil 2022’ começa nesta quinta-feira em Minas Gerais

Organização espera receber cerca de 50 mil pessoas durante os quatro dias de evento

01/06/2022 às 15:55 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quinta-feira (2), o município de Araxá, localizado na Região do Alto Paranaíba em Minas Gerais, sedia a ExpoQueijo Brasil 2022 - International Cheese Awards. O evento, realizado de forma gratuita, pretende reunir 50 mil pessoas, entre produtores, mestres queijeiros, profissionais da cadeia do queijo e do agronegócio, jornalistas e visitantes em geral até o dia 4 de junho.

Entre as diversas atividades da programação está a Feira Internacional e Vila Gastronômica, com a presença de 66 expositores. Além disso, também será realizado o concurso internacional de queijo artesanal, que neste ano tem 894 produtos inscritos de 255 produtores. Deste total, 546 são mineiros, 198 de outros estados brasileiros e 150 de países estrangeiros, como Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e Argentina.

O diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ranier Chaves Figueiredo, ressalta que o número de participantes do concurso superou as expectativas. "Tivemos um recorde de inscrições. De fato, conheceremos os melhores queijos artesanais do mundo. Será emocionante", pontua.

Durante o evento, produtores interessados em regularizar suas queijarias terão acesso ao serviço no estande do Sistema Agricultura, onde poderão preencher um requerimento para o registro. O documento é um dos primeiros passos para o processo e, a partir dele, são agendadas as visitas de verificação das condições dos estabelecimentos. Para o preenchimento do formulário, é necessário que o requerente tenha em mãos informações básicas da propriedade e da exploração, o cartão de produtor, o cartão do IMA, além da documentação pessoal.

Os visitantes poderão conhecer, ainda, um Museu do Queijo, produzido pela Emater-MG, degustar alguns dos produtos, além de participar da programação técnica com atualizações e discussões sobre o mercado queijeiro para aperfeiçoamento do trabalho dos produtores, por meio de oficinas, seminários e workshops.

Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição AQUI.

Serviço:

ExpoQueijo Brasil 2022 - International Cheese Awards

Data: Quinta-feira a domingo, 2 a 5 de junho de 2022

Horário: Quinta-feira a sábado (2 a 4 de junho), das 14h à meia noite, e domingo (5 de junho), das 10h às 18h

Local:  Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá (Rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá)

Com informações e foto de capa da Ascom Seapa/MG


Últimas Notícias