Milho 2ª safra tem bom desenvolvimento apesar da seca

Estiagem na região central do país afetou cultura de forma branda

30/05/2022 às 21:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com as análises do Boletim de Monitoramento Agrícola, publicado na última quinta-feira (26) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a seca sazonal, característica deste período na região central do Brasil, provocou impactos menos intensos no desenvolvimento da lavoura de milho 2ª safra em comparação com as safras anteriores.

Nas primeiras semanas de maio, a estiagem se intensificou e a umidade do solo, que já estava baixa em algumas regiões, causou uma maior restrição às lavouras de milho que foram semeadas fora da janela ideal e que se encontram, no momento, em floração e enchimento de grãos.

As maiores restrições hídricas ocorreram no oeste da Bahia, no norte e noroeste de Minas Gerais e em Goiás, além do sudeste de Mato Grosso, do leste de Mato Grosso do Sul e do noroeste de São Paulo.

Índice de vegetação

Ainda segundo o Boletim de Monitoramento Agrícola, o acompanhamento do índice de vegetação mostra que, apesar das restrições hídricas em maio, a semeadura antecipada do milho segunda safra permitiu que as lavouras se desenvolvessem de forma similar ou melhor que as últimas safras na maioria das regiões monitoradas. Atualmente o índice está em queda ou desaceleração devido à maturação de parte das lavouras. De forma geral, persiste a expectativa de boa produtividade.

Com informações da Conab

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias