Vacinação contra aftosa vai até esta terça-feira em MG

Governo estadual prevê imunização de 10 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos

30/05/2022 às 13:19 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Termina nesta terça-feira (31) a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em Minas Gerais, em que devem ser imunizados bovinos e bubalinos de até 24 meses. Devem ser vacinados 10 milhões de animais em todo o Estado, segundo o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), o responsável pela fiscalização da campanha.

O prazo para comprovar a vacinação vai até 10 de junho por meio eletrônico de declaração, no site do IMA ou pelo Portal de Serviços do Produtor. Outra opção é o envio da declaração para o e-mail da unidade do IMA responsável pela jurisdição do município.

Multas

O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 119,25 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10/6 poderá receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 23,85 por cabeça.

Minas Gerais rumo à zona livre de febre aftosa sem vacinação

O compromisso dos pecuaristas nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa, aliado às ações em defesa sanitária animal, têm garantido índices de vacinação dos bovinos e bubalinos superiores a 95% nos últimos anos. Em 2021, Minas Gerais alcançou índice de 97,5% de cobertura vacinal de bovinos e bubalinos.

Com informações do IMA

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi


Últimas Notícias