RS: Análise indica que estado corporal de bovinos é satisfatório

Qualidade das pastagens e temperaturas amenas contribuíram com o resultado

27/05/2022 às 11:18 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

As gerências de Planejamento e de Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, divulgaram nessa quinta-feira (26) um informativo que atesta que o estado corporal dos bovinos na região é satisfatório. Segundo o relatório, o resultado está vinculado ao fato de não haver fortes restrições alimentares na maior parte do estado e que, apesar da pouca luminosidade, os animais puderam aproveitar melhor as pastagens de inverno, que estão com ótima qualidade nutricional e já sustentam bem o pastejo.

Associado a isso, a concentração das parições e a predominância de dias com temperaturas mais amenas também favorecem o conforto térmico dos animais, que permaneceram por mais tempo em pastejo e, por isso, aproveitam melhor as forrageiras de maneira geral, resultando em aumento na produção diária de leite.

Entretanto, em algumas regiões, houve queda na produtividade leiteira devido à falta de forragens de qualidade e a sua insuficiente quantidade, além dos problemas relacionados à qualidade do leite.

Culturas de Verão

O material divulgado pela instituição apresenta também informações sobre a agricultura. De acordo com o informativo, nos dias de sol da semana, a colheita da soja avançou em quase todas as regiões do Rio Grande do Sul, chegando a 95% da área total cultivada no estado, e o restante ainda está em maturação. A não ocorrência de geadas contribuiu para que as lavouras não fossem afetadas.

Já a colheita do milho ocorre de maneira lenta devido ao clima que reduz o ritmo de evolução das plantas, chegando a 90% da área total cultivada. Outros 9% estão em fase de maturação e 1% ainda em enchimento de grãos.

A safra de arroz está sendo finalizada no estado com boa produção. Restam pequenas áreas a serem colhidas (1%), o que reduz o ritmo de colheita.

Na região de Ijuí, a colheita do feijão segunda safra segue em ritmo lento, principalmente em função da pequena área cultivada. O produto colhido apresenta boa qualidade, além de não ter sofrido danos com o longo período de alta umidade.

Culturas de Inverno

Nas regiões de Ijuí e Santa Rosa, teve início o plantio de trigo para a safra 2022, porém em ritmo lento. A semana foi de intensos trabalhos no preparo das áreas para a cultura através da dessecação de outras espécies presentes nas lavouras, destacando-se o grande número de plantas de azevém germinados até o momento. Em Tenente Portela, na região de Ijuí, onde a semeadura ocorre mais antecipada em relação aos demais municípios, a germinação e a emergência das plantas estão mais lentas devido às baixas temperaturas registradas entre os dias 16 e 20 de maio, além da baixa luminosidade, mas não apresentam riscos para a cultura.

Na regional de Santa Rosa, o plantio da safra 2022 de canola está em andamento, com cerca de 31% já plantados, em germinação e em desenvolvimento vegetativo inicial, com excelente estande e boa população de plantas. Muitos produtores estão aumentando a área de canola devido ao custo de implantação ser menor do que o da lavoura de trigo e há garantia de venda para uma empresa da região, com possibilidade de melhor rentabilidade e menor risco de perdas com fatores climáticos.

Os produtores observam a dificuldade de controle de plantas espontâneas, tendo em vista o alto custo de herbicidas e a grande população de plantas nas lavouras em decorrência do baixo índice foliar que a soja apresentou na safra. Na regional de Ijuí, o plantio segue em atraso por causa da alta umidade no solo, além da demora na conclusão da colheita da soja.

No mesmo local, a aveia branca teve prioridade de semeadura em relação ao trigo durante a semana, e aproximadamente 40% da área já está implantada. As lavouras semeadas apresentam boa germinação e emergência uniforme.

Com informações da Emater/RS

Foto de capa: Fernando Dias/Emater/RS


Últimas Notícias