Clima frio enfraquece ritmo de vendas de maçã

Produtores tiveram dificuldades para escoamento de produtos com preços mais altos

26/05/2022 às 20:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações do  Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Universidade de São Paulo - USP, na semana passada as vendas de maçã ficaram abaixo do esperado nas regiões classificadoras.

Produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram que a forte frente fria que atingiu o país na última semana afastou os clientes, e que, além disso, o poder de compra limitado na ponta final da cadeia também influenciou na formação desse cenário.

Segundo o relatório do centro de estudos, a maior dificuldade no período foi de escoar produtos de preços mais elevados, como as maçãs graúdas, que ficaram paradas nas câmaras de armazenamento. Entretanto, como a oferta esteve limitada, devido ao baixo volume da safra 2021/22 e ao fato das classificadoras estarem retendo maçãs para ofertá-las até o final deste ano, os preços registraram leve alta para a maioria dos perfis. A  caixa de 18 kg da maçã fuji 110 Cat 1, por exemplo, foi vendida a R$ 103,27, uma pequena elevação de 2%.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Epagri


Últimas Notícias