Erva-mate do Planalto Norte Catarinense ganha reconhecimento do Inpi

O título de Denominação de Origem é inédito para o produto erva-mate

25/05/2022 às 18:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Plantio de Erva-Mate
Foto: Rodolfo Buhrer/Embrapa

Nessa terça-feira, 24, o Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) concedeu o reconhecimento de Indicação Geográfica de Denominação de Origem à Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense. O título é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, que detêm valor intrínseco e identidade própria, fatores que os diferenciam dos similares disponíveis no mercado.

Este é o primeiro registro na espécie Denominação de Origem para o produto erva-mate. O outro registro para esse produto é na modalidade Indicação de Procedência, destinado à Erva-Mate de São Matheus, no Paraná, em 2017.

O processo para o registro da Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense teve apoio financeiro do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por meio de convênio, além de apoio técnico por mais de dez anos. O Instrumento Oficial de Delimitação da área da Indicação Geográfica, documento necessário para o registro, foi emitido pela Coordenação de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do ministério. No total, a área engloba 20 municípios catarinenses.

Agora, os produtores poderão aplicar em seus produtos um selo representativo da cultura, bem como os Selos Brasileiros de IG, criados em 2021.

Mata de araucária sob plantação de erva-mate   
Foto: Marcos Silveira Wrege/Embrapa 

Características

A erva-mate do Planalto Norte Catarinense cresce em ambiente de sombra esparsa junto à Mata de Araucária. O produto da Denominação de Origem é constituído por folhas e ramos da erva-mate (Ilex paraguariensis), em sua maioria proveniente de ervais nativos, sem a presença de espécies exóticas e sem o uso de agrotóxicos.

Além da sombra proporcionada à erva, a Mata de Araucária é fundamental durante o inverno para formar uma barreira contra as perdas de radiação e os ventos frios, contribuindo para a conservação de calor no solo e no ar, mantendo a umidade necessária aos ervais.

A região apresenta a menor insolação anual no estado de Santa Catarina, o que garante à erva-mate um ambiente menos ensolarado. Dessa forma, o sombreamento proporciona à erva-mate do Planalto Norte Catarinense maiores teores de cafeína, conforme evidenciaram estudos de caracterização química do produto, provenientes de municípios da área delimitada.

Avaliação da Erva-Mate

De acordo com a documentação apresentada no processo da Denominação de Origem, a análise sensorial da erva-mate do Planalto Norte Catarinense, realizada por um painel de especialistas, mostrou que, quando comparada às ervas-mate do Paraná, Rio Grande do Sul e da Argentina, esta apresentou maior brilho e um verde mais intenso na erva seca triturada. Além disso, a cor verde da infusão da erva-mate foi superior.

Cultura de Erva-Mate
Foto: Ivair Wendling/Embrapa

Quanto aos atributos de doçura e amargor, o produto do Planalto Norte Catarinense apresentou maior nível de doçura e menor amargor em relação às regiões comparadas, gerando o sabor suave específico e mais valorizado no mercado. 

Com relação aos fatores humanos do meio geográfico, os métodos de colheita e trituração, bem como o preparo da infusão de erva-mate, sofreram forte influência de diferentes povos. Desde o saber fazer atual da colheita, passando pelo sapeco e cancheamento (moagem), até o modo de preparo para consumo, somaram-se contribuições históricas dos povos indígenas, dos caboclos e dos tropeiros, que introduziram um instrumento chamado ouriço no processo de cancheamento, além da influência dos imigrantes europeus, que se incorporaram à atividade ervateira na floresta.

Indicações Geográficas

Atualmente, o total de Indicações Geográficas chega a 99, sendo 68 Indicações de Procedência (IP), todas nacionais, e 31 Denominações de Origem (DO), das quais 22 são nacionais e nove estrangeiras.

Com informações do INPI e do Mapa

Foto de capa: INPI


Últimas Notícias