Pesquisa levanta uso de tecnologias no transporte de cargas

CNT apura como as empresas e motoristas de caminhão utilizam aplicativos e sites especializados

25/05/2022 às 11:34 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma pesquisa eletrônica lançada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) apurou informações fornecidas por motoristas de caminhão e transportadoras brasileiras na análise do panorama da movimentação de cargas e da logística no país. O report CNT Perfil Empresarial também inclui avaliações das crises financeiras e as mudanças de cenários do setor.

A confederação anuncia que o levantamento “pretende entender quais são os principais entraves enfrentados pelas empresas e como divulgar informações relevantes em termos de gestão das empresas, em diferentes níveis, que auxiliem tanto agentes internos como externos a tomarem decisões mais assertivas em prol dos negócios”, segundo sua assessoria de imprensa.

A ideia foi apurar como a tecnologia tem sido fundamental no aprimoramento da gestão e como ela atua diretamente nos vários setores das empresas, trazendo integração, agilidade e aumentando a lucratividade das operações. 

“O relatório com o perfil empresarial, feito com a coleta de dados de muitos profissionais e empresas de TRC [Transporte Rodoviário de Cargas], mostrou como o perfil de gestão nas empresas tem mudado nos últimos anos e como os sistemas inteligentes de gestão têm sido um dos principais fatores na sobrevivência dessas empresas”, diz Paulo Raymundi (foto), CEO da Gestran, empresa de softwares voltados à gestão de transportes. 

A pesquisa aponta que 91,6% fazem uso de softwares de rastreio de veículos, enquanto 39,7% têm utilizado softwares de roteirização. 

Em relação às soluções mais completas, 20% das empresas têm softwares e plataformas de gestão integradas.

Entre os maiores custos operacionais de maior impacto nos gastos das empresas estão: o combustível (81,5% dos entrevistados), a mão de obra (11,2%) e a manutenção dos veículos (3%). 

Ainda segundo a pesquisa da CNT, a maior parte dos empresários (81,6%) utiliza ferramentas de precificação do frete e estas ferramentas são baseadas também em indicadores de desempenho e preço que ajudam os contratantes na busca pelas melhores ofertas.

Acesse aqui o resultado pesquisa

 


Últimas Notícias