De acordo o relatório semanal divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Imea, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, o esmagamento da soja atingiu um acumulado de 3,53 milhões de toneladas nos quatro primeiros meses de 2022. Esse volume corresponde a um aumento de 2,96% em relação ao mesmo período do ano passado.
Somente no mês de abril deste ano, Mato Grosso registrou 0,92 milhão de toneladas de grãos processados, um aumento de 1,41% comparado ao mês de março. Segundo o IMEA, esse movimento é reflexo do maior preço e demanda pelo farelo e óleo, uma vez que as exportações desses subprodutos apresentaram alta de 12,41% e 38,91%, respectivamente, ante o mês de março.
O instituto destaca que, apesar disso, em 2021 o estado teve uma menor disponibilidade de soja, principalmente em janeiro, devido ao atraso na colheita da temporada passada, limitando o ritmo de esmagamento.
Nos próximos dois meses, a expectativa é de que o esmagamento continue em ritmo acelerado, como é observado historicamente neste período no estado.
Com informações do Imea
Foto de capa: Pixabay