Mapa lança Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico

Iniciativa visa estimular o conhecimento e o consumo de produtos orgânicos

23/05/2022 às 19:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou, de forma virtual, a 18ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, com o slogan “Produto Orgânico, Melhor para a Vida". Durante a campanha, serão realizadas atividades por todo o país com o objetivo de divulgar as características da produção orgânica, além de levar informações aos consumidores sobre como é feito o controle para garantia da qualidade desses produtos.

O secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, participou da solenidade de lançamento e explicou que a produção orgânica brasileira leva em consideração aspectos sociais e ambientais, além de preservar as tradições, e que o Mapa trabalha para que o setor busque ganhar escala, sem perder suas características, entre elas a produção aliada à sustentabilidade. “Entendemos que a produção orgânica é parte de um processo produtivo, que dentro das atribuições do Ministério da Agricultura, não está limitado apenas à produção orgânica, mas entendemos a importância da produção, assistência técnica e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

Nos últimos 12 anos, o número de produtores orgânicos cadastrados cresceu 450%. Em fevereiro de 2022, mais de 26 mil produtores orgânicos estavam regularizados e inscritos no CNPO, o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Durante o evento, um dos pontos comentados foi a expansão dos produtos orgânicos produzidos no Brasil para outros países. Atualmente, há um acordo que possibilita a exportação de produtos orgânicos para o Chile, entretanto, segundo o diretor do Departamento de Serviços Técnicos da SDA, José Luis Ravagnani Vargas, a internacionalização dos orgânicos brasileiros ainda é um desafio. "Se começarmos a investir mais nessa questão internacional da busca por reconhecimento da nossa equivalência, isso vai provocar um reconhecimento da nossa produção orgânica. Vamos conseguir demonstrar e apresentar para o mundo a importância da nossa agricultura orgânica e a capacidade da nossa produção em ajudar outros países“, ressaltou.

Os produtores José Cunha, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Tapajós, e Ana Maria Oliveira, presidente da Abio-RJ, apresentaram as demandas e desafios do setor, encaminhadas ao ministério por meio de carta. Eles citaram, como exemplos, ampliar a oferta de assistência técnica e disseminação de tecnologias. "A demanda é crescente e precisamos aprimorar os conhecimentos na produção orgânica", disse José Cunha.

Neste ano, foram abertos processos de seleção para oferta de assistência técnica a famílias de agricultores orgânicos. No total, serão destinados R$ 7,8 milhões para atender os estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, por meio de contrato de gestão firmado entre o Mapa e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Serão beneficiados 1.605 agricultores familiares integrantes de uma Organização de Controle Social que efetuam a comercialização de produtos orgânicos em venda direta.

Produto orgânico

Pela legislação brasileira, considera-se produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no MAPA, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Com informações e foto de capa do Mapa


Últimas Notícias