CNA divulga finalistas da primeira etapa do Concurso de Queijo Artesanal

Produtos selecionados serão avaliados por júri popular em junho

23/05/2022 às 05:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última quarta-feira (18), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil divulgou o resultado da primeira etapa de seleção para o “Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 - Queijos”. Quinze produtos foram selecionados, sendo a maioria deles produzidos em Minas Gerais. Os demais escolhidos são do Paraná e Santa Catarina.

Ao todo, produtores de treze estados brasileiros cadastrados no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA enviaram mais de 60 queijos que foram avaliados em diversas categorias, como o aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

A comissão julgadora, formada pela Epaming (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), reuniu doze especialistas para selecionar as amostras por meio de avaliação sensorial, em caráter eliminatório e classificatório.

Segundo o engenheiro de alimentos e pesquisador da Epaming/Instituto de Laticínios de Cândido Tostes, Paulo Henrique Costa Paiva, que integrou a equipe de coordenação avaliativa, a maioria dos produtos receberam comentários positivos da comissão. “Mesmo com diversas iniciativas semelhantes ocorrendo neste primeiro semestre em todo o Brasil, houve uma boa participação de amostras em todas as categorias. Os jurados elogiaram bastante a qualidade dos produtos de forma geral”, afirma.

Agora, os produtos classificados serão avaliados por júri popular que irá selecionar os produtos conforme análise sensorial, por meio de uma escala hedônica, um tipo de metodologia científica que tem a função de analisar a aceitação dos consumidores por determinados produtos através de uma avaliação que contém uma escala de respostas previamente estabelecida.

Essa etapa será realizada no dia 8 de junho, em Brasília, e terá peso de 50% na nota final geral do concurso. A primeira etapa tinha peso 40%. A Comissão Organizadora do prêmio também avaliará a história do produto, item com peso de 10% na nota final geral das amostras participantes.

O prêmio irá reconhecer os produtos artesanais inscritos em três categorias: queijos artesanais com tratamento térmico, queijos artesanais com 30 a 180 dias de maturação e queijos artesanais com adições/aromatizados/condimentados.

A lista completa com os produtos selecionados pode ser conferida AQUI.

Foto de capa: Divulgação/CNA


Últimas Notícias