Exportação de suco de laranja do Brasil cai 5,2% neste ano

Na contramão, faturamento de empresas exportadoras registrou nova alta no período

20/05/2022 às 08:37 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

As exportações de suco de laranja produzido no Brasil chegaram a 813,6 mil toneladas no acumulado entre junho de 2021 e o mês passado - queda de 5,21% na comparação com mesmo período anterior, conforme dados divulgados nesta quinta-feira pela CitrusBR, associação que reúne exportadores do produto.

O faturamento das empresas com as vendas externas atingiu US$ 1,33 bilhão e, ao contrário do volume exportado, registrou alta de 5% no comparativo anual.

As causas da queda de volume são as adversidades climáticas do ano passado, que afetaram o desempenho das lavouras e frutos, e uma redução de compras externas ocasionada pelo inverno em regiões consumidoras, como os Estados Unidos.

A Europa, contudo, continua sendo o principal destino do suco brasileiro, apesar da queda de 5,5% no volume, para 518 mil toneladas. O faturamento, na contramão, aumentou 3,5%, para US$ 853,4 milhões.

Na sequência dos maiores compradores estão os EUA e a China, respectivamente com 161,5 mil e 65,6 mil toneladas em 10 meses da safra atual.


Últimas Notícias