Veja a programação da Caravana FertBrasil, da Embrapa

Roteiro inclui cidades de 10 estados até o final de julho

19/05/2022 às 16:31 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma jornada que irá percorrer as principais regiões agrícolas do país, levando ao produtor rural tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade.

Após a abertura, em Mato Grosso do Sul, a caravana passará por três cidades de São Paulo entre 31 de maio e 2 de junho. Veja:

31 de maio - Bebedouro (SP)

Local: Anfiteatro da Fundação Coopercitrus Credicitrus. Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384 SUL LOTE A -  Bebedouro 

Horário: das 8h às 12h30.

Inscrição

Programação e mapa do local

1º de junho - Marília (SP)

Local: Universidade de Marília (Unimar) - Anfiteatro das Agrárias, bloco 8.  Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001 - Marília

Horário: das 8h às 12h30.

Inscrição

Programação e mapa do local

2 de junho - Itapetininga (SP)

Local: Auditório Municipal Alcides Rossi. Praça dos Três Poderes, 1000, Jardim Marabá - Itapetininga

Horário: das 8h às 12h30.

Inscrição

Programação e mapa do local


 

 

Por onde a Caravana vai passar?

A Caravana Embrapa FertBrasil vai percorrer os principais polos produtores do país, com 48 eventos presenciais nos seguintes territórios:

  1. Rio Grande do Sul e Santa Catarina
  2. São Paulo e Mato Grosso do Sul
  3. Paraná
  4. Minas Gerais
  5. Mato Grosso e Rondônia
  6. Goiás e Distrito Federal
  7. Matopiba
  8. Amazônia
  9. Sealba
  10. Rio de Janeiro

A caravana partiu, no dia 12, de Dourados, e passou por Chapadão do Sul (MS), na semana passada.

Em junho e julho, cinco caravanas passarão por cidades mineiras: no dia 8 em Sete Lagoas, no dia 28 em Unaí, no dia 30 em Pato de Minas; Passos (Embrapa Milho e Sorgo) no dia 6 de julho e Uberaba no dia 7 de julho. De 25 a 29 de julho, edições da Caravana serão realizadas nas cidades de Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo no Rio Grande do Sul; e de 8 a 12 de agosto, nas cidades de Chapecó, Campos Novos e Canoinhas, em Santa Catarina. As datas das próximas caravanas ainda não estão definidas pela Embrapa, mas seguirão as épocas de plantio de cada polo até o final do ano e a logística de deslocamento dos pesquisadores que farão as palestras.

No mapa abaixo, os círculos em verde indicam os locais planejados para a realização dos eventos presenciais. As áreas em laranja e vermelho representam a soma, em cada polígono, da área cultivada com algodão, cana-de-açúcar, café, feijão, milho (1ª safra), soja e trigo.

Quais soluções serão apresentadas?

Promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo é o principal objetivo da Caravana e para isso serão apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo, água e plantas. Conteúdos e soluções estarão organizados nos seguites temas:

Planejamento agrícola

Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?

Neste módulo apresentaremos ferramentas de planejamento agrícola para o uso e o manejo sustentável do solo, visando maximizar a eficiência do uso de fertilizantes. Ao qualificar as terras, conhecendo melhor o solo, o clima e o relevo, é possível promover a melhoria de seu potencial. Para isso, serão consideradas práticas e técnicas de correção, fertilização, conservação, época de plantio, sistemas de plantio, semeadura e cultivo (tipo de cultivo e práticas de manejo), permitindo maior precisão na previsão da necessidade de insumos, como corretivos e fertilizantes/adubos.

Boas práticas

Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes.

A adubação é o maior componente dos custos da produção de muitas culturas. Portanto, o bom manejo é essencial para proporcionar uma receita satisfatória ao produtor rural. As boas práticas de adubação consistem na definição das quantidades e tipos de adubos a serem utilizados, bem como das épocas e formas de adubação corretiva e fertilizante, denominados fatores diretos. Também consideram o crescimento da cultura, o tipo de solo e o clima local, denominados fatores indiretos. Neste módulo, trataremos desses aspectos, apresentando um conjunto de práticas para calagem, adubação de nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes.

Novos fertilizantes e insumos

Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas.

Neste módulo iremos apresentar os principais avanços alcançados pela pesquisa, em especial no âmbito da Rede FertBrasil, com a utilização de fontes alternativas de nutrientes, novos processos industriais, e novas formulações. Esses materiais são capazes de atingir alta eficiência agronômica, podendo suprir significativa parte da demanda crescente de nutrientes pela agricultura brasileira. Dentre eles, destacam-se os fertilizantes de eficiência aumentada, os fertilizantes organominerais, os remineralizadores e os bioinsumos.

Manejo e sustentabilidade

Tecnologias sustentáveis de manejo agrícola: por que usar?

Neste módulo trataremos de tecnologias e práticas de manejo que promovem a sustentabilidade ambiental, geram uma série de benefícios quanto à disponibilidade de nutrientes e, consequentemente, quanto à eficiência no uso de fertilizantes. Destaca-se que o uso destas práticas e tecnologias vão ao encontro das exigências do mercado ligadas às novas diretrizes econômicas, como fatores ESG, mudanças climáticas, economia verde, entre outras. Especial enfoque será dado às boas práticas de conservação do solo e aos sistemas diversificados de produção, destacando-se rotação de culturas e sistemas integrados. A manutenção ou a melhoria da qualidade do solo, seja de atributos químicos, físicos e/ou biológicos, e seu reflexo na disponibilidade e no aproveitamento de nutrientes pelas plantas serão os principais resultados a serem apresentados.

Manejo de precisão

Soluções digitais refinando aplicações: como tratar variações na lavoura.

Este módulo estará focado em apresentar e discutir as atuais vantagens e limitações na adoção de plataformas digitais, sistemas de informação e tecnologias da agricultura de precisão em apoio à tomada de decisão no manejo do solo e recomendações técnicas para o uso eficiente de fertilizantes, corretivos e insumos para a nutrição de plantas. Pretendemos pontuar de forma pragmática questões fundamentais dos produtores e técnicos em meio à enorme variedade e à rápida evolução das ferramentas tecnológicas que o mercado tem a oferecer. Customizadas para aplicações nas diferentes macrorregiões pedoclimáticas, as soluções tecnológicas abordadas incluem temas como: monitoramento e avaliação das variações espaciais e temporais do solo e da planta; técnicas de predição e delineamento de unidades de manejo homogêneo; sistemas de geoinformação; e sistemas de recomendação de adubação e calagem.

Quem faz a Caravana?

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer e da Rede ILPF e apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além dos parceiros locais.

Com informações e imagens da Embrapa

 


Últimas Notícias