Ciclone subtropical na região Sul do Brasil vira tempestade

Rajadas de vento poderão superar os 110 km/h, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

17/05/2022 às 17:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A situação do clima na região Sul do Brasil se agravou com a evolução de um ciclone subtropical que se formou nesta segunda-feira (16) à noite em uma tempestade subtropical chamada Yakecan, que quer dizer “o som do céu”, segundo a Marinha brasileira. O sistema tem 994 hPa de pressão, acompanhada de ventos ciclônicos de 65 a 110 km/h.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o ciclone poderá se intensificar até a noite de amanhã (18) e ser classificada como tempestade tropical. Neste caso, as rajadas de vento poderão superar os 110 quilômetros por hora (km/h), do extremo Sul e Leste do Rio Grande do Sul para o litoral Sul de Santa Catarina.

Geada e Neve 
A onda de frio continuará atuando no Centro-Sul do Brasil nos próximos dias. Nesta madrugada houve formação de geada em grande parte do Paraná, incluindo a capital Curitiba e a região metropolitana, além do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

As temperaturas registram quedas mais acentuadas em áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas podem atingir o sul da região Amazônica, “configurando o segundo episódio de friagem neste mês de maio”, informou o Inmet.

Para amanhã, 18 de maio, permanece previsão de ventos fortes no leste e litoral gaúcho, e litoral sul de Santa Catarina com rajadas acima de 110 km/h. “No final do dia os ventos tendem a diminuir de intensidade", completou o Inmet.

Há previsão também de formação de geada no centro-norte do Paraná; em São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba; no triângulo e centro-sul de Minas Gerais; no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

Com informações do Inmet , Agência Brasil e Marinha Brasileira

Foto capa Agência Brasil 


Últimas Notícias