Uso de tecnologia gera maior renda no campo

Leia artigo do especialista em TI, Márcio Augusto dos Reis, para o portal SBA1.com

16/05/2022 às 14:03 atualizado por Márcio Augusto dos Reis* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O produtor rural não deve evitar a introdução nas atividades do campo das chamadas Tecnologias de Informação já disponíveis no mercado. E não se trata de vir a ser um produtor rural “moderno”, ou “atualizado”, mas de agilizar o trabalho e com isso reduzir custos de produção e comercializar seus produtos com alguma vantagem. Resumindo: aumentar a rentabilidade, ou seja, ganhar mais.

Produtores rurais, sejam pequenos, médios ou grandes, não podem mais abdicar dessas ferramentas.

A informática revolucionou todas as áreas do saber e trouxe inúmeras transformações e benefícios. Hoje, sistemas computacionais monitoraram o meio ambiente, identificam áreas com problemas diversos, coletam e registram dados sobre mudanças meteorológicas, condições de solos, temperaturas e comportamento dos animais. E fazem mapeamento total e completo da produção no campo.

Além de facilitar o trabalho dos agrônomos, dos veterinários, dos técnicos e do produtor rural – seja ele agricultor ou pecuarista --, está mais fácil obter informações. O site boaspraticasagronomicas.com.br, por exemplo, destaca alguns benefícios já comprovados da introdução da Tecnologia da Informação na Agricultura: 

•    Melhora e otimiza a produção e o uso de insumos;
•    Reduz os impactos negativos no meio ambiente;
•    Aumenta a produtividade da lavoura;
•    Facilita a comunicação entre produtor, operadores, administradores, agrônomos com o uso de celulares e ferramentas de internet;
•    Diminui custos de acesso à serviços – seguro e crédito;
•    Reduz riscos e perdas com eventos climáticos, pragas e desastres naturais, por meio de sistemas de monitoramento e de informação acessíveis;
•    Ajuda a aumentar a renda do produtor com incremento da qualidade da produção agrícola; 

A agricultura e a pecuária já dispõem de ferramentas que contribuem para a pré e a pós-produção. Há sistemas de automação das etapas de plantação, controle de pragas, maquinário com piloto automático; à colheita, distribuição, processamento e consumo; controle de alimentação e de ganho de peso dos animais, etc.

A adesão as chamadas ferramentas de TI no dia a dia da Agropecuária, com o universo da informática e seus softwares e hardwares, gera benefícios que contribuem tanto aos pequenos como aos grandes produtores, tornando-os mais capacitados e competitivos no mercado. 

*Márcio Augusto dos Reis é tecnólogo em Análise de Sistemas, com 16 anos de experiência em Tecnologia da Informação.

Foto de capa: Divulgação/Adapar


Últimas Notícias