Valorização do dólar eleva preço da soja em grão no Brasil

Saldo é positivo em relação ao último levantamento divulgado pelo Cepea

16/05/2022 às 10:29 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) mostra que os preços da soja em grão subiram no Brasil na semana passada. Segundo o estudo, a valorização do dólar frente ao Real atraiu importadores para o país, resultando em aumentos no prêmio de exportação e nos preços domésticos do produto.

O cenário é positivo comparado ao que se apresentou no último levantamento divulgado pelo Centro de Estudos, quando os preços da oleaginosa registraram baixa entre 29 de abril e 6 de maio, justificado por uma menor demanda externa, sobretudo da China, e da evolução na colheita na América do Sul.

Agora, as atenções de agentes estão voltadas à temporada 2022/23 no Hemisfério Norte. De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a área mundial a ser cultivada com soja é estimada em 134,93 milhões de hectares, índice que representa um aumento de 3,65% em relação à última temporada. A produção também é apontada para ser recorde, com 394,69 milhões de toneladas, 13% superior à safra passada.

Para o Brasil, a previsão do USDA é de que a área plantada de soja seja de 42 milhões de hectares, um novo recorde que resultará em uma produção de 149 milhões de toneladas, 19,2% a mais que o estimado para a safra 2021/22, equivalente a 125 milhões de toneladas.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)


Últimas Notícias