9º Congresso Brasileiro de Soja começa na próxima semana

Nesta edição, evento será realizado em conjunto com o Mercosoja 2022

14/05/2022 às 05:38 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), realiza na próxima, de 16 a 19 de maio, o 9º Congresso Brasileiro de Soja, em conjunto com o Mercosoja 2022, principal evento científico do setor produtivo no Mercosul. Este ano, o evento irá ocorrer em Foz do Iguaçu (PR) em formato híbrido, com atividades presenciais, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, e on-line.

Quatro anos depois da última edição, que ocorreu em 2018, em Goiânia (GO), a expectativa do presidente dos eventos, Adeney de Freitas Bueno, é que as atividades atraiam cerca de 1500 participantes para discutir os diferentes aspectos que envolvem o agronegócio da soja. “O CBSOJA e o Mercosoja 2022 é o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul e esta é a oportunidade de se aprofundar nas temáticas que estão na vanguarda da ciência e discutir diretamente com especialistas os avanços tecnológicos que serão apresentados”, destaca.

O chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, explica que há 23 anos a Embrapa promove estes eventos com o objetivo de conectar a academia, a ciência e o setor produtivo e que, neste ano, a sustentabilidade será um dos focos dos debates. “A programação do Congresso Brasileiro de Soja pretende discutir os diferentes aspectos da sustentabilidade na produção agrícola brasileira, aliando Agricultura de Baixo Carbono, Bioinsumos e Agricultura Digital. Temas que também permeiam as linhas de pesquisa da Embrapa Soja”, ressalta.

A solenidade de abertura terá a presença do vice-presidente da república Antonio Hamilton Mourão, do presidente em exercício da Embrapa, Guy Capdeville, e do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno. Na sequência, está programada uma conferência que será mediada pela diretora da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, vinculada ao Mapa, Fabiana Villa Alves, que irá apresentar os desafios e as oportunidades para a produção sustentável de soja.

O tema central do evento (“Desafios para produção sustentável no Mercosul”) será abordado através de 6 conferências e 18 painéis, em que serão realizadas 50 palestras. Além disso, serão apresentados 287 trabalhos técnicos em formato de pôster e oralmente.

Haverá, também, a feira de expositores, em que 32 empresas apresentarão as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a cadeia de produção de soja, demonstrando informações e conhecimentos relevantes para o mercado.

Mais informações sobre o evento e os detalhes da programação podem ser conferidos AQUI.

Com informações da Ascom/Embrapa Soja

Foto de capa: Wenderson Trilux/CNA-Senar


Últimas Notícias