Governo Federal zera impostos de importação de alimentos

Medida anunciada pelo Ministério da Economia visa conter a inflação no país

11/05/2022 às 18:45 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Para tentar conter o impacto da inflação, o Ministério da Economia anunciou nesta terça-feira (11)  a redução do imposto de importação de onze produtos. A lista inclui a carne de boi, pedaços de carne de frango, trigo, farinha de trigo, milho em grão, bolachas, biscoitos e outros produtos de padaria e pastelaria. Todos tiveram o imposto zerado.

A medida foi aprovada em reunião do Camex (Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) e será válida até o dia 31 de dezembro de 2022.

Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, explicou que a decisão poderá evitar a volatilidade de preço dos produtos. “Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas aumentam a contestabilidade dos mercados. Então um produto que está começando a crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar”, afirmou.

A secretária-executiva da Camex, Ana Paula Repezza, defendeu que a adição de itens na lista visa baratear preços e conter a inflação no país. “Nós estamos adicionando novos produtos, para os quais também foi identificada uma grande alta de preço nos últimos meses e uma possibilidade de um aumento da concorrência por meio da entrada de mais produtos importados, tentando empurrar os preços para baixo e conter esse movimento inflacionário no país”, explicou.

O comitê também anunciou a redução da alíquota de importação de dois tipos de vergalhão de aço de 10,8% para 4%, atendendo um pedido da indústria da construção civil. Já o imposto do ácido sulfúrico caiu de 3,6% para zero e o fungicida mancozeb de 12,6% para 4%.

Com informações da Agência Brasil

Foto de capa: Wenderson Araújo
 


Últimas Notícias