Importação de queijo tipo muçarela volta a ser tributada

Ministério da Economia reconsiderou a decisão após manifestações do setor lácteo brasileiro

12/05/2022 às 05:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última terça-feira (10), o Ministério da Economia confirmou à Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) a revogação de uma resolução que zerou a alíquota de importação de queijos do tipo muçarela.

A conquista ocorreu após a Associação e todo o setor produtivo de leite no Brasil se manifestarem, por meio de notas e ofícios, solicitando aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Economia a revogação da resolução.

Além disso, também foi elaborada uma nota técnica ao Gecex, Comitê-Executivo de Gestão vinculado ao Ministério da Economia, em conjunto com as entidades componentes da Câmara Setorial do Leite do MAPA.

Em entrevista ao programa "Mais Pecuária", no mês de março, o presidente da Abraleite, Geraldo Borges, afirmou que o setor lácteo nacional não foi consultado sobre a resolução. Segundo a Associação, a mudança poderia prejudicar de forma direta e indireta os produtores, cooperativas, laticínios e postos de emprego gerados pelo setor.o que poderia gerar risco ao setor.

Com a revisão da medida, retorna a ter alíquota de importação dos queijos Mozarela.

Com informações da Abraleite

Foto de capa: Agência Brasil


Últimas Notícias