Mapa e Senar testam fungicidas contra praga do cacaueiro

Avaliação dos produtos para eliminação da ‘vassoura de bruxa’ terão duração de dois anos

12/05/2022 às 04:01 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com o Senar-BA, iniciou os testes de cinco fungicidas contra a ‘vassoura de bruxa’, praga que mais prejudica as lavouras de cacau no Brasil.

Os produtos foram desenvolvidos pela Syngenta, multinacional sediada na Suíça, e alcançaram bons resultados contra a ‘monilíase’ em outros países. Agora, os testes irão avaliar se os fungicidas podem ser utilizados também no combate à vassoura de bruxa, uma vez que, estudos da Unicamp (Universidade de Campinas), mostram a eficácia de alguns dos princípios ativos que compõem parte dos produtos que estão em avaliação.

O estudo é feito em áreas da Comissão, localizadas em Ilhéus (BA), e terá duração de dois anos. A Bahia é o estado que mais sofre com a praga, por apresentar condições climáticas favoráveis para a disseminação do fungo. Os efeitos da doença nas cultivares da região foram devastadores, provocando queda de 75% da produção, além de desemprego e êxodo rural.

Origem da praga
Causada pelo fungo Moniliophthora roreri, a ‘vassoura de bruxa’ ataca diretamente o fruto em qualquer fase do seu desenvolvimento e provoca deformação, apodrecimento e morte nas partes afetadas dos cacaueiros, adquirindo a aparência de vassouras velhas, motivo pelo qual o nome foi dado à doença.

Produção nacional
Atualmente, o Brasil é o sexto maior produtor mundial de cacau, com rendimento aproximado de 220 mil toneladas por ano. Os estados da Bahia e Pará são responsáveis por 95% da produção nacional. Dados da Associação das Indústrias Processadoras de Cacau mostram que, em 2021, a Bahia entregou aproximadamente 140 mil toneladas de amêndoas de cacau.

Com informações do Mapa

Foto de capa: Divulgação/Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac)


Últimas Notícias