Risco de geada é baixo em regiões de café, prevê a Climatempo

Estados do centro sul terão temperaturas mínimas entre um e cinco graus na semana que vem

11/05/2022 às 09:17 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma previsão da empresa Climatempo, especializada em prognósticos do clima, aponta que baixo risco de geada em plantações de café na região centro sul do país nos próximos dias, mesmo com a ação de um ciclone extratropical sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O meteorologista Celso de Oliveira aponta que, além de ocorrências de chuva, há previsão de frio e um centro de alta pressão fraco, mas com “corrente de jato em uma direção favorável ao declínio da temperatura”. 

De acordo com simulação da GFS-NOAA (órgão norte-americano de previsões climáticas), estimam-se temperaturas mínimas de 4°C em Três Pontas, 5°C em Campos Gerais, 6°C em Machado e 7°C em Patrocínio - municípios produtores de café em Minas Gerais - na próxima semana. 

No Estado de São Paulo, estimam-se 5°C em Pedregulho e Franca; 4°C em Garça e 6°C em Caconde na quinta-feira da semana que vem. 

No Paraná, a temperatura alcança 6°C em Carlópolis, 3°C em Pinhalão e 1°C em Ibaiti na quarta-feira. 

“De uma forma geral, apesar do frio, a chance de geadas em áreas de café é baixa. Há, sim, previsão de geadas em relva, mas o fenômeno não deverá alcançar os pés de café, especialmente as árvores mais altas", afirma.

Foto de capa: Arquivo/Canal do Boi
 


Últimas Notícias