O abate total de bovinos mato-grossenses registrou queda de 7,46% no comparativo mensal de abril ante março, segundo relatório divulgado na segunda-feira (9) pelo Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a partir de dados do Indea/ MT (Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso).
O volume abatido totalizou 330,84 mil cabeças em abr.22, sendo 26,67 mil cabeças a menos em relação ao mês anterior. Este cenário de recuo foi pautado pelo abate de fêmeas, que apresentou diminuição de 15,36% ante a março/2022, ou seja, 27,39 mil cabeças a menos para o mesmo comparativo.
Essa dinâmica ocorre sazonalmente, uma vez que o movimento de descarte de matrizes se concentra apenas no 1º trimestre do ano. As regiões sudeste e norte lideraram o movimento de retração com diminuição de 30,10% e 18,06% no mesmo comparativo, respectivamente.
Porém, na categoria dos machos, o abate aumentou 0,40% no mesmo período e totalizou 179,88 mil animais, sendo as regiões noroeste e oeste que puxaram a alta, com volumes de 41,70% e 11,30% maiores frente a março/2022, na sequência.
Com informações do Imea
Foto de capa: Wenderson Araujo/Trilux/CNA Senar