Dia Mundial do Frango: setor foca na demanda interna e externa

Data criada pelo Conselho Mundial da Avicultura é celebrada hoje em todo o mundo

10/05/2022 às 09:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em meio às comemorações do Dia Mundial do Frango, a avicultura do Brasil e do mundo experimentam grandes desafios para a manutenção da capacidade competitiva, da sustentabilidade, do status sanitário e de seu papel como uma das principais fontes de proteína animal para a humanidade.

Entre os principais obstáculos no quadro global estão os custos de produção e a crise sanitária internacional de Influenza Aviária, que já resultou no abatimento de milhões de aves nos Estados Unidos, na França e em outros países da União Europeia, América do Norte, Ásia e África.

Outro fator que influencia no desempenho do setor é o conflito entre Rússia e Ucrânia que aumentou a pressão sobre os preços internacionais de grãos. No caso do milho, as duas nações representam 17% do comércio mundial.

Para o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin, esses acontecimentos têm movimentado o mercado internacional. “Somados, os dois fatores vêm sustentando os preços internacionais da carne de aves, com redução de oferta em alguns locais devido aos abates sanitários e com a diminuição das atividades de empresas avícolas ucranianas, que são exportadoras relevantes”, avalia.

No Brasil, com o consumo e as exportações em patamares elevados, a cadeia produtiva da avicultura também tem experimentado desafios para a manutenção da competitividade e da sustentabilidade do setor.

No mercado interno, a carne de frango é a mais consumida pelo brasileiro. De acordo com dados do Relatório Anual da ABPA, o consumo per capita do produto alcançou 45,56 quilos em 2021, sendo o segundo maior índice já registrado pelo setor que, desde 2010, mantém níveis de consumo acima de 40 quilos por pessoa.
Em relação às exportações, países da Ásia - especialmente a China - da Europa, da África e nações das Américas seguem com forte demanda pelo produto brasileiro. Até o primeiro trimestre, as vendas internacionais eram 10,2% superiores ao registrado no mesmo período de 2021, ano de recorde das exportações, com total de 1,142 milhão de toneladas exportadas.

A expectativa é de novas elevações em abril, com vendas mensais acima de 410 mil toneladas. “O quadro comercial e de consumo é favorável ao produto brasileiro. Entretanto, o setor vive a sua mais severa crise de custos de produção, com altas superiores a 100% no milho e no farelo de soja, acumuladas ao longo dos dois últimos anos e com especial impulso neste início de 2022. Adicione a isto as elevações dos custos de fretes marítimos, do diesel, das embalagens de plásticos e papelão e diversos”, analisa Santin.

O presidente da ABPA destaca, ainda, que não há expectativa de arrefecimento dos custos no curto e médio prazo, entretanto, mesmo diante das elevações de custos e inevitável repasse de preços aos consumidores internos e internacionais, não faltarão produtos nas gôndolas brasileiras. “A carne de frango é um alimento básico não apenas no Brasil. É um dos poucos produtos que não enfrenta restrições religiosas, por isso, figura entre as principais fontes de proteína de nações com os mais diversos hábitos culturais. Por este motivo, o Brasil, como maior exportador global e fornecedor para cerca de 150 nações pelo mundo, deverá manter seu protagonismo internacional, especialmente neste momento em que o mundo enfrenta redução da oferta do produto. Ao mesmo tempo, a oferta de produtos também será mantida para o consumidor brasileiro”, afirma.

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais da carne de frango e o mercado interno é o principal destino dos produtos. De acordo com dados da ABPA, 67,83% das 14,329 milhões de toneladas produzidas em 2021, foram fornecidas aos supermercados brasileiros, enquanto que para o exterior foram exportadas 4,610 milhões de toneladas, o equivalente a 32,17% do total.

Dia Mundial do Frango
A data é celebrada por todas as nações que integram Conselho Mundial da Avicultura (IPC, na sigla em inglês), incluindo o Brasil, com o intuito de celebrar o trabalho daqueles que integram esta grande cadeia produtiva nos esforços para abastecer o mundo com um alimento de alta qualidade que é fundamental para a segurança alimentar global.

Com informações da ABPA

Foto da capa: Divulgação/CNA
 


Últimas Notícias