Caravana Embrapa começará por Dourados e Chapadão do Sul

Pesquisadores discutirão temas para aumentar a eficiência dos fertilizantes

09/05/2022 às 12:18 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Pesquisadores e analistas da Embrapa começam nesta terça-feira, dia 10, a percorrer 48 polos produtivos agropecuários, levando informações e conhecimento a técnicos, cooperativas, associações, sindicatos, consultores e produtores rurais sobre como promover o aumento da eficiência de uso dos fertilizantes e insumos no campo, diminuir custos de produção e estimular a adoção de novas tecnologias e de boas práticas de manejo de solo, água e plantas.

A Caravana Embrapa FertBrasil terá como ponto de partida a cidade de Dourados e passará depois, no dia 12, por Chapadão do Sul (MS). No final do mês passa por cidades paulistas.

Em junho e julho, cinco caravanas passarão por cidades mineiras: no dia 8 em Sete Lagoas, no dia 28 em Unaí, no dia 30 em Patos de Minas; Passos  no dia 6 de julho e Uberaba no dia 7 de julho. De 25 a 29 de julho, edições da Caravana  serão realizadas nas cidades de Santa Maria, Três de Maio e Passo Fundo no Rio Grande do Sul; e de 8 a 12 de agosto, nas cidades de Chapecó, Campos Novos e Canoinhas, em Santa Catarina. 

Importação

O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes a nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo. Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes.  A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.

Alinhamento e debate

Ao final das apresentações da caravana em cada polo produtivo será realizado um alinhamento das necessidades de conhecimento tecnológico, seguido de um amplo debate sobre os principais problemas encontrados em cada região. Em algumas regiões será demonstrada ainda, a eficiência de algumas das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa por meio de Unidades Demonstrativas de Referência Tecnológica.

As atividades presenciais serão voltadas para técnicos de extensão rural, técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais, e produtores líderes, pretendendo atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa e parceiros.

A Embrapa pretende modular digitalmente o conhecimento sistematizado para alimentar um hotsite e contribuir para construção de uma ampla plataforma digital de conhecimento sobre o tema, que poderá ser ofertado à multiplicadores de referência, tais como CNA, Senar, Emater e cooperativas agroindustriais.

A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer e da Rede ILPF e apoio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e do Senar. Em Dourados, o evento conta com o apoio da Aastec, Sindicato Rural de Dourados, Bioma e Aprosoja. Em Chapadão do Sul, os parceiros locais são Fundação Chapadão, Ampasul, Bioma, Sindicato Rural de Chapadão do Sul e Aprosoja.

Serviço:
Caravana Embrapa FertBrasil - Dourados
Cidade: Dourados (MS)
Local: Auditório Embrapa Agropecuária Oeste (Rodovia BR 163, km 253,6)
Data: 10 de maio (terça-feira)
Horário: das 7h30 às 12h (MS)
Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/dourados

Caravana Embrapa FertBrasil - Chapadão do Sul
Cidade: Chapadão do Sul (MS)
Local: Auditório Ampasul (Rodovia BR 060, km 10)
Data: 12 de maio (quinta-feira)
Horário: das 8h às 12h (MS)
Inscrição gratuita: www.embrapa.br/caravana-fertbrasil/chapadao-do-sul


Últimas Notícias