Embrapa finaliza testes com alevinos de 'super tilápia'

Peixe criado em laboratório tem mais resistência e capacidade de produção 25% maior que o comum

28/04/2022 às 08:46 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os produtores de tilápia, a espécie de água doce mais cultivada no Brasil, ganharam um reforço para acabar com entraves enfrentados nas fases de criação e engorda dos peixes, quando as taxas de mortalidade dos alevinos, por exemplo, pode alcançar 25% da produção. A novidade para vencer as dificuldades na hora de acasalar matrizes e reprodutores sem consanguinidade, aumentando o potencial qualitativo e quantitativo dos plantéis é a ferramenta genética TilaPlus, desenvolvida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, de Brasília (DF) dentro da plataforma AquaPlus.

Segundo a empresa pública, a variedade ao mercado com a aprovação de empresários e criadores responsáveis pela produção de 841 mil toneladas de peixes de cultivo - entre eles a tilápia, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

Em 2021, o Brasil registrou produção de 534 mil toneladas de tilápias. O potencial de crescimento, nos próximos cinco anos, é de 200%, segundo a Secretaria Especial da Pesca, subordinada ao Ministério da Agricultura.

O que é
O TilaPlus é um teste genômico útil para a análises de paternidade, parentesco, identificação individual e variabilidade genética para a tilápia (Oreochromis niticus), que pode ser aplicado no gerenciamento genealógico de plantéis de reprodutores. A exemplo de outras espécies aquícolas, a tilápia é muito prolífica e as formas jovens (larvas e alevinos) apresentam desafios para marcação e identificação individual devido o tamanho reduzido.

Segundo o pesquisador Alexandre Caetano, responsável pelo desenvolvimento do teste bem como dos demais serviços disponíveis na AquaPlus, esse tipo de problema é potencializado pela falta de boas ferramentas e processos para a gestão de pedigree dos reprodutores, o que leva a ocorrência de acasalamentos consanguíneos - seja para a produção de alevinos destinados à produção, ou aqueles à reposição de reprodutores. 

"Acasalamentos consanguíneos geram perdas produtivas nas fases de alevinagem, com a morte adicional de aproximadamente 25% dos alevinos, gerando também perdas de produção e produtividade, na engorda, que podem ser superiores a 10%, o que reflete na lucratividade dos produtores”, explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.


O TilaPlus foi testado em 192 amostras coletadas em lojas do varejo, o que permitiu a validação técnica inicial da ferramenta. Mais tarde, 336 amostras oriundas de sete pisciculturas comerciais das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Nordeste foram testadas. Com essas duas fases, a ferramenta genética ficou pronta para a validação em ambiente operacional. Segundo

Custo benefício
Do recebimento da amostra até a entrega do resultado da análise, que leva em torno de sete dias, o produtor desembolsa R$ 90,00 por reprodutor. Esse investimento, dependendo do volume de material enviado para os testes do TilaPlus, pode cair para até R $84,00 por  amostra, dependendo do volume de amostras testadas. Esse valor se deve ao material e equipamentos utilizados. 

Os valores da Unidade, no entanto, estão bem abaixo do praticado no mercado - que chega a ser 10 vezes maior e não oferta a interpretação de dados, entregando aos produtores somente as informações brutas referentes à genotipagem. Por outro lado, os serviços da Plataforma AquaPlus com o TilaPlus incluem todo o processo de extração do DNA, geração e análise de dados, bem como a apresentação do resultado de maneira simples para que o produtor possa se valer das análises genéticas no gerenciamento do plantel. 
 
Aposta 
No município paranaense de Nova Aurora, em meio a lavouras de soja, o produtor Claucir Boaretto instalou a Piscicultura Boaretto, na última safra ele registrou a produção de 600 milhões de tilápias e 15 milhões de alevinos desta espécie. Ele pretende aumentar o volume de animais e, especialmente, a qualidade do plantel. Por isso, apostou no teste TilaPlus, sendo um dos pioneiros na utilização da ferramenta.

Atuando na atividade desde 1993, Boaretto mantém um plantel destinado à produção de alevinos e à engorda de tilápias. Ele está animado com as mudanças providenciadas a partir do mapeamento genético do plantel de matrizes e com a planilha de acasalamentos que resultaram das análises realizadas no Laboratório de Genética Animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. “Com isso vamos evitar a consanguinidade, teremos maior sobrevivência de larvas, peixes com melhor desempenho de carcaça e vigor e maior produtividade”, garante o Boaretto.

Saiba mais 
Com foco no mercado da piscicultura, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia disponibiliza desde 2019, por meio da Plataforma AquaPlus, soluções para os gargalos do setor, com atenção aos processos de gestão, uso, seleção e melhoramento genético de matrizes e linhagens genéticas, prezando pela simplicidade, praticidade, baixo custo de adoção e alto retorno no investimento por parte do público alvo. São parceiros nesta iniciativa duas Unidades da Empresa: a Embrapa Pesca e Aquicultura (no desenvolvimento do ativo TambaPlus) e a Embrapa Agricultura Digital (com TambaPlus e VanaPlus).

Outras espécies

- TambaPlus Parentesco - teste que reúne ferramentas genômicas desenvolvidas para a análise e certificação de parentesco e pureza da espécie tambaqui(Colossoma macropomum), requisitos fundamentais para aumentar a produtividade desse peixe nativo - o mais produzido no Brasil.

- TambaPlus Pureza - ativo que auxilia os produtores a manterem linhagens de reprodutores puros e a consolidar a Coleção de Base de Germoplasma de tambaqui na Embrapa.

- VanaPlus - ferramenta genômica que auxilia a cadeia produtiva do camarão cinza (Litopenaeus vannamei) em programas de melhoramento genético e na identificação do pedigree de camarões de múltiplas famílias criados em tanques de engorda. O ativo testa a paternidade, o parentesco e faz a identificação individual.
 

Com informações da Embrapa

Foto de capa: PeixeBR


Últimas Notícias