Emater participa de feira de café no Sul de Minas Gerais

Formiga é uma das maiores produtoras cafeeiras do Estado e do país

27/04/2022 às 10:43 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Emater-MG participa da Forcafé (Feira dos Fornecedores da Cadeia Produtiva do Café) que termina nesta quinta-feira (28), em Lambari, no Sul do Estado e a 350 quilômetros de Belo Horizonte - região famosa pela produção de cafés especiais. 

A empresa divulga produtos feitos à base de café e do artesanato de agricultores assistidos pelos extensionistas. Hoje à tarde será apresentada a palestra “Cafés especiais, pessoas especiais”, pelo coordenador técnico estadual da empresa, Sérgio Regina.

“Os produtores que optam pela produção de cafés especiais, geralmente são diferenciados. A maior parte deles possui algum tipo de certificação que serve para ter rastreabilidade. Também adotam boas práticas agrícolas e prezam questões ambientais e sociais. Os consumidores valorizam origem, história e exigem rastreabilidade. Enfim, são cafés produzidos em propriedades diferenciadas, sejam elas pequenas ou grandes”, explica o professor.

Em sua primeira edição, a Forcafé é uma realização da Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass), Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive) e Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (CooperRita), juntamente com o Grupo Enterprase, Rofer e Proma Feiras.

Café em Minas

Minas Gerais é o primeiro produtor de café do país, com produção de 22,1 milhões de sacas e uma área 1,3 milhão de hectares de plantio, em 451 municípios e movimentação anual de US$ 4,4 bilhões, com exportação para 93 países.


Últimas Notícias