Mapeamento comprova SC como maior produtor de maçãs do país

Imagens de satélite revelam ocupação de 15,6 mil hectares com a fruta no Estado

28/04/2022 às 08:05 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Epagri/Ciram realizou o mapeamento por imagem de satélite de 15.684 hectares de pomares de maçã em Santa Catarina e confirmou que São Joaquim se consolida como o maior produtor da fruta no Brasil, com uma área de 8.692ha, representando 26% de todos os pomares do país. A pesquisa também serviu para corroborar que Santa Catarina segue na liderança dessa cadeia produtiva, reforçando os levantamentos do IBGE que afirmam que o Estado responde por aproximadamente 48% da área plantada no Brasil.

O estudo foi realizado por Kleber Trabaquini, pesquisador em sensoriamento remoto da Epagri/Ciram. Ele explica que utilizou imagens de satélite que cobrem o estado a cada cinco dias. No total, foram produzidas oito imagens do satélite Landsat-8 e sete imagens do satélite Sentinel-2.

“Estas imagens permitem a identificação exata da cultura e a estimativa de área de cada pomar. Os extensionistas da Epagri também tiveram papel fundamental na pesquisa, oferecendo apoio de campo a fim de melhorar a precisão do mapeamento”, relata o pesquisador.

Produção

A pesquisa apurou que a produção em Santa Catarina se concentra em 30 municípios. Cinco deles representam 82% da área cultivada no estado: São Joaquim (55%), Fraiburgo (11%), Bom Jardim da Serra (8%), Urubici (4%) e Urupema (4%). Os cinco maiores produtores de Santa Catarina totalizam 12.913ha, ou 39% de toda área do Brasil. No país, a área total de maçã está estimada em torno de 32.900ha, segundo o último levantamento do IBGE.

“São Joaquim contava com uma área de 7.519ha em 2017, segundo o último censo agropecuário do IBGE, o que demonstra uma tendência de expansão de plantio”, contextualiza Kleber.

Fonte e imagem de capa: Secom/SC


Últimas Notícias