Tucano recebe prótese de impressora 3D em MS

O animal segue sob observação e cuidados no CRAS

25/04/2022 às 18:33 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Um tucano macho que estava com a parte superior do bico quebrada recebeu nesta semana uma prótese de impressora 3D em Mato Grosso do Sul. O procedimento inédito e inovador foi realizado no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O tucano continua em observação e cuidados no CRAS.

O médico veterinário, Lucas Cazati, que realizou o implante, disse que o procedimento tem sido estudado há meses e envolveu programação avançada tridimensional para a confecção do membro. Outro procedimento similar com dimensões menores foi realizado em 2021, no estado de São Paulo.

O passáro chegou ao Centro de Reabilitação há oito meses, os profissionais não conseguiram identificar se o bico amassado foi resultado de má formação, queda ou algum acidente.

A prótese foi feita através da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com peso e tamanho do animal. O equipamento de impressão foi doado pelo naturólogo Richard Rasmussen.

Em março de 2020, o CRAS fez o implante de bico em uma arara-Canindé e, em outubro de 2021, implantou uma prótese 3D na perna de uma seriema adulta.

 

Com informações e foto da Semagro


Últimas Notícias