Volume de frangos prontos para abate é menor que o de janeiro

Cenário provocou reação no mercado do frango nas últimas quatro quinzenas

25/04/2022 às 16:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A reação no mercado do frango observada, em particular, nas últimas quatro quinzenas (segunda de fevereiro à primeira de abril), pode estar relacionada à maior demanda do produto e do aumento das exportações.

Contudo, cenário está principalmente relacionado à disponibilidade de aves prontas para o abate que, nas quinzenas indicadas, permaneceu aquém do que foi disponibilizado nas três quinzenas iniciais de 2022, segundo acompanhamento realizado pelo Avisite.

De acordo com o volume de pintos de corte divulgado mensalmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco), distribuiu-se o alojamento mensal homogeneamente ao longo do mês e atribuiu-se, para o abate, a idade média de 42 dias (por isso, os períodos de abate, abaixo, são aproximados, não correspondendo, exatamente, à passagem de uma quinzena para outra).

À primeira vista, o produto pronto para o abate disponível a partir de segunda quinzena de março (data aproximada) deveria ser inferior ao das duas quinzenas anteriores, pois a produção de pintos relativa a essa período (fevereiro) foi 6% menor que a de janeiro.

Ocorre que fevereiro é mês mais curto e, por decorrência, a média diária foi cerca de 4% superior.

Apesar, no entanto, desse aumento, a oferta permaneceu visivelmente abaixo da observada entre o início do ano e a primeira quinzena de fevereiro.

Como é a partir deste período que o mercado do frango começa a registrar firmeza, parece estar claro que o equilíbrio econômico do setor neste instante está relacionado mais ao nível de oferta do que a outros fatores.

Com informações do Avisite

Foto de capa: CNA


Últimas Notícias