Vendaval e granizo causam morte de animais e prejuízos no PR

Dezenas de cidades foram atingidas no final de semana; animais morreram em um laticínio

25/04/2022 às 08:35 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A passagem de uma frente fria pelo Paraná durante a madrugada de sábado passado, dia 23, provocou chuvas fortes, com queda de granizo e ventos de 32 quilômetros por hora em cidades da região Oeste do Estado. Empresas de água, energia e transportes, além de fazendas de animais e de gado, relatam grandes prejuízos. 

Diversas localidades passaram o final de semana com falta de energia. Houve estragos em estradas rurais. Em Maripá, vacas que estavam em um laticínio morreram por descargas elétricas e com a queda de estruturas de concreto. A empresa relatou a morte de quatro animais e a queda de cobertura de barracões e na área de processamento de leite.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, disse à imprensa paranaense que Maripá foi o município mais atingido e a prefeitura da cidade divulgou que houve destelhamentos e queda de muros. 

Homens e máquinas de Palotina, município vizinho, foram enviados à cidade para apoio a moradores, empresas e fazendas atingidas. Também houve estragos em Campo Mourão, Jesuítas, Assis Chateaubriand, Nova Santa Rosa, Ubiratã, Formosa do Oeste, Juranda e Palotina.

Outras cidades tiveram fortes chuvas. O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registrou chuva de 44 milímetros em Goioerê e 42,8 em Toledo; Pato Branco (41mm), Colombo (40,4), Cândido Rondon (39), Cascavel (38), Ponta Grossa (32,8), Santa Helena (31,4) e Morretes (31).

A coordenação da Defesa Civil Regional Oeste enviou equipes de técnicos a Maripá para a limpeza e reconstrução de muros e prédios atingidos pelo granizo. Em Cascavel houve três atendimentos durante a madrugada de sábado, com o fornecimento de lona plástica para a proteção de móveis e eletrodomésticos de casas atingidas.

Também em Curitiba e cidades da Região Metropolitana residências ficaram sem energia na manhã de sábado, além da queda de árvores e bloqueio de ruas. Em Maringá, cerca de 50 mil moradores ficaram sem energia no final de semana. A empresa de energia do Estado disse que providencia os reparos desde o sábado.
 

 

Fotos: redes sociais


Últimas Notícias