Portos buscam eficiência para descarga de fertilizantes

Empresas de Paranaguá e Antonina contabilizam resultado de investimentos

22/04/2022 às 09:18 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A administração dos portos de Paranaguá e Antonina (PR) anunciaram um aumento de 30% nos níveis de produtividade de operações de descarga dos granéis de importação com a adoção de novas regras operacionais. Neste ano, o porto investiu em balanças para agilizar o descarregamento de caminhões, com elevação de 800 mil toneladas para mais de um milhão de toneladas por mês, segundo o diretor de Operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior.
 
A média de descarga tem sido de cerca de 40 mil toneladas, ou seja, quase dois navios por dia, considerando o que vem sendo descarregado, mês a mês, de outubro de 2021 até março deste ano.
 
“O Porto de Paranaguá tem uma das melhores pranchas médias operacionais para o desembarque dos produtos entre os portos brasileiros. Para garantir maior eficiência no segmento de fertilizantes, a ‘prancha média’, varia de 6 mil a 9 mil toneladas por dia, por berço ou navio”, afirma o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.
 
Os portos paraenses são as principais entradas dos fertilizantes no país. Como confirma o Ministério da Economia, com base nos dados do 1º trimestre do ano, cerca de 31,5% dos produtos importados pelo Brasil chegam por Paranaguá e Antonina.
 
Além de entrada, Paranaguá acaba sendo também centro de comercialização do produto. E nessas negociações, segundo Gomes, as empresas têm as próprias políticas, capacidade e estratégias.


 
MERCADO
O gerente executivo do Sindiadubos (Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado do Paraná), Décio Luiz Gomes, explica que o fertilizante que chega neste ano – janeiro, fevereiro, março e abril – já estava comprado desde o ano passado, entre setembro e outubro.

Segundo o representante do segmento, os países importadores de fertilizantes – não apenas o Brasil – acabaram antecipando a compra dos produtos, diante de “uma certa falta de matéria prima para a fabricação” e da crise energética no mundo.
Volumes

De janeiro a março, neste ano, 3.068.596 toneladas de fertilizantes foram desembarcadas nos portos do Paraná – 26% a mais que as 2.436.122 toneladas registradas no mesmo período em 2021.

Na movimentação mensal, as altas observadas nos últimos três meses foram de 18% em janeiro (884.268 toneladas); 43% em fevereiro (1.318.708 toneladas); e 20% em março (867.930 toneladas).

No ano passado, nos mesmos meses, os volumes descarregados foram, respectivamente 749.965 toneladas (janeiro); 919.997 (fevereiro); e 721.232 toneladas (março).
 

Fonte e imagens: Agência Portos PR


Últimas Notícias