Colheita da soja é retomada no RS e já alcança 55% do cultivo

Índice está relacionado a intensa atividade nas lavouras e aumento da produtividade

21/04/2022 às 10:52 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O índice da área de soja cultivada no Rio Grande do Sul elevou-se significativamente de 38% para 55%, apontou o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nessa quarta-feira (20) pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS).

Segundo a entidade, outros 34% estão me maturação, 10% em enchimento de grãos e apenas 1% restante em floração.

No período houve intensa atividade nas lavouras, embora a menor estatura de plantas e vagens inseridas muito próximas ao solo demandou a realização do corte com mais cuidados e com máquinas em velocidade de trabalho mais lenta do que a normal, aumentando o tempo da operação.

À medida que a colheita avançou, a produtividade reagiu positivamente, assim como a qualidade do produto colhido, diminuindo consideravelmente a proporção de grãos verdes ou malformados.

No entanto, a expectativa atual ainda é mantida pouco abaixo de 1.500 kg/ha, na média estadual, com perdas acumuladas próximas a 55% em relação à projeção inicial.

Milho
Mesmo com o aumento das lavouras de milho em fase de maturação e com o tempo seco, que beneficia a perda de umidade dos grãos, novamente percebeu-se o avanço bastante lento nos trabalhos de colheita.

O principal fator para essa lentidão está relacionado à colheita em curso nas lavouras de soja, em todas as regionais da Emater/RS-Ascar, que direcionam praticamente todo o maquinário e a mão de obra.

 A colheita alcançou 82% da área cultivada. Outros 11% estão em maturação, 5% em enchimento de grãos e um restante de 2% em floração.

Arroz
Devido às condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras, a colheita evoluiu de 72% para 84% no período. Além de favorecer o avanço da operação, o clima seco, durante a semana, repercutiu em redução nos gastos com combustível das colheitadeiras e tratores utilizados na retirada dos grãos das lavouras.

Outros 13% estão em maturação e um restante de 3% em enchimento de grãos.

 

Com informações da Emater/RS

Foto de capa: Enio Tavares/Seapa


Últimas Notícias