Ibama e Serpro lançam app de rastreamento de madeira

Sistemas integrados reúnem informações do plantio à comercialização

20/04/2022 às 17:37 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A busca pela transparência de informações sobre produtos florestais nativos dos diversos biomas brasileiros motiva, mais uma vez, o Ibama ao lançamento de tecnologia desenvolvida pelo Serpro - empresa pública de tecnologia da informação. 

Painéis Analíticos da Gestão Madeireira, criados por técnicos do Serpro, vão tornar públicos os dados sobre atividades de exploração, produção, industrialização, comercialização e transporte de produtos florestais. As informações estarão disponíveis no ambiente do Ibama no gov.br, o portal de serviços de governo federal.

A tecnologia vai fornecer uma visão sobre a comercialização de produtos e espécies nativas por unidades da federação. Também é possível fazer uma panorâmica das exportações da madeira brasileira com indicação dos países de destino. 

Além disso, a pesquisa de projetos e autorizações ambientais distribuídos por região, estado, município, produto, espécie e bioma, indicando quais os produtos e espécies mais exportadas da flora brasileira, será disponibilizada.

As informações são obtidas a partir do tratamento e cruzamento de dados de diversos sistemas de controle federais e estaduais integrados. Ao todo, são três painéis: o de informações de Produção Madeireira; o de Industrialização, Comércio e Transporte de Produtos Madeireiros; e o de Exportação de Produtos Florestais. 

As informações tratam, respectivamente, sobre autorizações concedidas pelos órgãos ambientais e projetos sob análise; transações de produtos florestais em território nacional; e, por fim, transações desses mesmos produtos para fins de exportação.

A tecnologia teve origem em 2020, com a criação do sistema Sinaflor+, que estabeleceu a obrigatoriedade de adoção dos mecanismos de rastreabilidade da madeira na origem. Já em fevereiro de 2022, houve o lançamento da Plataforma Pau Brasil, que, integrada ao Siscomex (sistema de registros de operações de comércio exterior), trouxe melhorias no controle de produtos da biodiversidade. 
 

Com informações do Ibama
Foto de capa: Serpro


Últimas Notícias