MG reconhece sua 10ª região produtora de queijo artesanal

Com a certificação, produtores poderão vender queijos com garantia de qualidade

19/04/2022 às 21:29 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo de Minas Gerais anunciou, nesta terça-feira (19), o reconhecimento de mais uma região produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA). A região “Entre Serras da Piedade ao Caraça” reúne os municípios de Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté. 

Assim, o Estado chega a 10 regiões reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. As outras regiões são Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca.

O governador Romeu Zema disse por meio da assessoria de imprensa que o reconhecimento de mais uma região é “extremamente importante para Minas” porque assegura que o produto tenha qualidade certificada e melhor remuneração para produtores.

Espera
O reconhecimento da região era o que o produtor rural Delmar Nunes de Macedo (foto), de Caeté, mais esperava. A certificação fez com que Delmar iniciasse o processo de legalização da sua queijaria junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária.

Ele e o pai Francisco Soares de Macedo fizeram diversas pesquisas para definir qual o melhor lugar para adquirir uma propriedade rural. Caeté foi a cidade de escolhida por características como altitude, umidade e o clima. 

A propriedade da família possui 45 hectares conta com 15 vacas em período de lactação, que rendem uma produção diária de 15 queijos, que são vendidos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e já chegaram no Canadá, Estados Unidos e Chile.

Foto de capa: Secom/MG
 


Últimas Notícias