Nesta quarta-feira (13) a novidade está no avanço da frente fria em direção ao estado de São Paulo. A previsão é de chuvas fortes por todo o estado paulista, sul de Minas Gerais e ainda parte de Mato Grosso do Sul.
Além da frente fria, há previsão de instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera que reforçam ainda mais os temporais. Por isso, atenção para trovoadas e altos volumes de chuva e ventania em São Paulo.
A chuva aumenta nas áreas produtoras de cana-de-açúcar do centro paulista. Mas, o que vale reforçar é que a chuva acontece somente até quinta-feira, depois perde força e dá espaço ao tempo aberto.
Após mais de um mês de estiagem, a frente fria que passa por São Paulo hoje (13), conseguiu avançar de maneira continental e atingir o norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A previsão é de chuva já nesta quinta-feira (14), mas é na sexta-feira (15) que a chuva chega mais forte na região Sudeste. A previsão é de volumes em torno dos 30 milímetros.
Enquanto isso, a chuva perde força sobre o Sul do país. A previsão é de acumulados altos apenas no leste e nordeste do Paraná. Ainda chove em Santa Catarina, mas com menores volumes. No Rio Grande do Sul, o avanço de uma massa de ar seco deixa o tempo aberto.
No Centro-Oeste o tempo fica mais fechado e com chuva ao longo do dia no sul de Mato Grosso do Sul. Há potencial para temporais no Nordeste de Goiás e centro-sul do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, presença de sol e temperaturas elevadas ao longo do dia, persistindo a condição para pancadas de chuva a partir da tarde.
No Distrito Federal, a chuva com trovoadas aumenta. Chove forte durante a quinta-feira (14), com volumes entre 30 e 50 mm.
O sol brilha forte e as temperaturas ficam elevadas com condições de pancadas de chuva, devido ao calor e a alta umidade, o que provoca chuva frequente entre o norte do Ceará e o Maranhão.
No Nordeste brasileiro, tempo firme em boa parte da região e a umidade do ar diminui entre o norte da Bahia, Sergipe e interior de Pernambuco. Até o fim de semana, a chuva aumenta sobre o sul da Bahia devido a chegada da frente fria.
Na região Norte, volumes altos de chuva acontecem sobre o Amazonas, Acre e também entre o norte do Pará e Amapá, com volumes de até 70 mm.
Com informações Climatempo