Tocantins muda procedimentos para controle de mormo; estado já registrou sete casos em 2022

Entre as mudanças, a interdição deixa de ser para todo o município, como era anteriormente, em caso de notificação

05/04/2022 às 14:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/ TO) estabeleceu novas medidas para prevenção, controle e erradicação de mormo, zoonose infectocontagiosa que acomete equídeos. O estado registrou, entre janeiro a março de 2022, sete casos da enfermidade, contra 28 casos no mesmo período de 2021.

A Portaria n° 084, de 30 de março de 2022, detalha o avanço das mudanças, que visam restrições individualmente nas propriedades confirmadas ou suspeitas de animais positivos, bem como a garantia da intensificação da fiscalização do transporte animal e vigilância ativa.

A Agência fez uma revisão técnica e após avaliação foi definido a adequação de procedimentos baseados na Instrução Normativa nº 06 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“As medidas sanitárias devido a notificação de mormo serão feitas exclusivamente nas propriedades focos e seus vínculos, seja por proximidade geográfica que permita o contato entre os animais, ou por movimentação dos animais. Portanto, a interdição deixa de ser para todo o município, como era anteriormente”, explica o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende, complementa explicando que os produtores rurais de municípios onde tinham registrado foco ficavam sem poder movimentar os equinos, mesmo não tendo vínculo com a propriedade do animal infectado ou suspeito. 

 

Informações por Adapec/ TO

Foto de capa: Governo de Tocantins


Últimas Notícias