Ministério da Agricultura altera datas da vacinação contra febre aftosa; veja novo calendário

Alteração no calendário visa solucionar a demanda de vacinas com o cronograma previsto de produção da indústria

01/04/2022 às 14:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou nesta sexta-feira (01º) o novo Calendário Nacional de Vacinação dos Bovinos e Bubalinos Contra a Febre Aftosa no Brasil, que inverte as datas de imunização em dez estados. 

Com a mudança, a primeira etapa a ser realizada em maio será destinada aos bovinos e bubalinos com até dois anos de idade, enquanto a 2ª etapa, em novembro, para todo o rebanho.

De acordo com o ministério, a alteração no calendário visa solucionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria. 

A decisão do órgão foi adotada após discussão com os serviços veterinários estaduais do Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA).

A inversão na estratégia de vacinação será válida aos estados que compõem o Bloco IV e somam aproximadamente 61,3 milhões de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses que deverão ser imunizados no mês de maio de 2022. 

São integrantes do bloco IV os estados da Bahia, do Espírito Santo (que já utiliza essa estratégia), de Goiás, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, do Rio de Janeiro, de Sergipe, de São Paulo, de Tocantins e Distrito Federal.

“Para a segunda etapa de vacinação, em específico, os produtores poderão solicitar autorização aos serviços veterinários estaduais para realizar a vacinação de seus animais a partir de primeiro de outubro, ou postergar para dezembro, dependendo do planejamento reprodutivo utilizado no rebanho”, afirma o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes, diante da preocupação dos produtores rurais com possível redução dos índices de prenhez no rebanho, devido ao manejo dos animais durante a vacinação. 

A vacinação em áreas especiais, como a região do Pantanal e a Ilha do Bananal, permanecem inalteradas, seguindo o calendário previsto inicialmente.

Clique aqui e acesse o novo calendário nacional de vacinação contra febre aftosa 2022.

 

Informações por Mapa

Foto de capa: Wenderson Araújo/ Trilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias