Campo Grande recebe título de Capital Nacional do Chamamé

Título foi concedido com a sanção presidencial ao Projeto de Lei nº 4.528, de 2019

29/03/2022 às 16:32 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O município de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, recebeu o título de Capital Nacional do Chamamé, nesta terça-feira (29). O reconhecimento foi concedido com a sanção presidencial ao Projeto de Lei nº 4.528, de 2019.

“O estilo musical se consagrou, sobretudo, em Campo Grande, expandindo para algumas outras cidades e, posteriormente, por meio de entusiastas que passaram a se organizar em grupos de intérpretes. Dentre eles, Zé Corrêa, precursor do chamamé, sendo o mais representativo e popular artista do gênero musical no Brasil entre as décadas de 60 e 70, tendo difundido o ritmo na capital sul-mato-grossense, de modo que restou instituído o Dia Estadual do Chamamé”, afirmou em nota a Secretária-geral da Presidência da República.

O chamamé é um estilo de música típico de uma região conhecida por Mesopotâmia Argentina no país vizinho, localizada entre os rios Paraná e Uruguai. A música também é apreciada nos estados brasileiros de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

O estilo musical foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 2020 e, entre os estudiosos, discute-se que tem origens nas culturas guararani, afro-americana e europeia.

O chamamé também é chamado de polca correntina, devido às experimentações musicais observadas na região de Corrientes, na Argentina, a partir de uma mistura entre guarânia e polca paraguaia – estilo cujo andamento em muito se assemelha ao do chamamé. O estilo carrega também alguns ritmos fronteiriços como o do rasqueado sul-mato-grossense.

 

Informações por Agência Brasil

Foto de capa: Ricardo Gomes/ Governo do MS


Últimas Notícias