Mato Grosso lança mapa que mostra detecção da ferrugem asiática

Mapa foi elaborado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso

28/03/2022 às 13:34 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA/MT) lançou nesta segunda-feira (28) o mapa com a dispersão da ferrugem asiática da soja. O gráfico é baseado nas amostras coletadas pelos agentes e fiscais nas unidades de produção da oleaginosa no estado.

As análises fitossanitárias são realizadas pelo Laboratório de Sanidade Vegetal (LSV) da autarquia, que, desde 2019, realiza análises diagnósticas de ferrugem asiática da soja, que é uma das principais doenças da cultura.

As amostras são analisadas por exame direto em estereomicroscópio, e os laudos com os diagnósticos fitossanitários indicam se foi constatada incidência da doença na amostra, o número de lesões por folha e o grau de severidade.

O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/2022 constatado pelo Indea em 11 de janeiro de 2022, mês que teve 55 coletas de amostras, com a constatação da doença em 8 propriedades.

Em fevereiro, foram realizadas 136 coletas de amostras, das quais 74 apresentaram a ocorrência da doença. No mês de março, até a presente data, foram realizadas 93 coletas de amostras, das quais 73 tiveram incidência da doença, em diferentes graus de severidade. 

 

Para acessar o mapa, clique aqui.

 

Informações e foto de capa por Indea/ MT


Últimas Notícias