MS inaugura 'Bioparque Pantanal', maior aquário de água doce do mundo

Complexo fomentará desde turismo até projetos de pesquisa e conservação de espécies no estado

28/03/2022 às 09:18 atualizado por Lucas Caxito* - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Bruno Rezende / Assessoria do Governo de MS

Mato Grosso do Sul inaugurou nesta segunda-feira (28), o "Bioparque Pantanal - Espaço de Experiência e Conhecimento". Maior aquário de água doce do mundo, o novo complexo fica localizado nas dependências do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS), e contemplará segmentos do turismo e educação, além de tornar-se um centro de referências em pesquisas no estado.

Instalações

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Bioparque Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.

Foto: Assessoria do Governo de MS

O complexo ainda oferece um museu interativo, biblioteca, auditório com capacidade para 250 pessoas, sala de exposição e laboratórios de pesquisa para estudantes, cientistas e pesquisadores.

Atrativos

O principal atrativo do Bioparque Pantanal é o circuito que forma o maior aquário de água doce do mundo, onde o visitante terá contato com as principais espécies de peixes do Pantanal e dos 5 continentes. A cenografia dos tanques reproduz cada ambiente.

Foto: Assessoria do Governo de MS

O Bioparque oferece também um ambiente aberto que representa o Pantanal na sua forma “bruta”, possibilitando contato com animais típicos do bioma como o jacaré vivendo ao ar livre. Uma passarela ainda na área externa conduz ao mirante de contemplação de aves e outros animais em seu habitat natural, o Parque das Nações Indígenas.

Foto: Bruno Rezende

Com informações e fotos da assessoria do Governo de MS

*Texto aprovado pelo jornalista Douglas Silvério. 


Últimas Notícias